Projetos de extensão incentivam a conservação do meio ambiente

Texto Ana Vertuoso*

Cuidar do meio ambiente é uma tarefa de todos. Para auxiliar nesse desafio, o curso de Ciências Biológicas (Bacharelado / Licenciatura) da Unochapecó, por meio dos projetos de extensão Biologia na Praça, Clube de Observação de Aves (COA) e Viveiro Educativo, além do Mestrado em Ciências Ambientais, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Projeto 'As Águas de Chapecó: educação ambiental e qualidade das águas subterrâneas' organizou, na última quarta-feira (27/03), oficinas de educação ambiental.

A fim de celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, por iniciativa do projeto 'As Águas de Chapecó: educação ambiental e qualidade das águas subterrâneas', foram desenvolvidas oficinas para mais de 100 estudantes da Escola de Educação Básica Zélia Scharf. As atividades foram realizadas na área verde da Associação dos Servidores da Fundeste/Unochapecó (Asser), que permitiu aos estudantes o contato direto com o ambiente natural. A sede social faz divisa com o Lajeado São José, manancial que abastece a cidade e foi tema de uma das oficinas.

Também foram abordados assuntos como mata ciliar, macroinvertebrados aquáticos e sua relação com a qualidade da água, aves aquáticas e  o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. O objetivo principal dessa ação foi a sensibilização dos estudantes para a importância do uso racional dos recursos hídricos, bem como a sua conservação.

As atividades mobilizaram os estudantes da escola e também os futuros educadores, que estavam motivados na hora de organizar as oficinas. "Acreditamos que cada vez mais os professores precisam inovar nas suas metodologias de ensino e levar em conta a participação ativa dos estudantes, isso motiva para o aprendizado. Buscamos com o projeto mudanças de atitudes voltadas para a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida de todos. As oficinas buscam proporcionar a integração entre a teoria estudada e a prática vivenciada, oportunizando um ressignificar dos conteúdos", comenta a coordenadora do Biologia na Praça, professora Sandra Mara Sabedot Bordin.

A professora explica ainda que o curso está inserido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). "São 11 estudantes/bolsistas que estão atuando na Escola Zélia Scharf. Assim, buscou-se a participação da escola a fim de integrar o programa com os projetos de extensão do curso", conclui.

*Estagiária sob a supervisão de Jessica De Marco

Ciencias biologicas licenciatura