Pronto3D é aprovado internacionalmente para compor a Rede FabLabs

texto: Ionara Virmes

Inovar o conhecimento, de modo que não só a Universidade seja impactada, mas a comunidade em que está inserida, é o que torna a Unochapecó uma referência no estado. Desde 2013, por exemplo, a Instituição conta com o Pronto 3D - Chapecó, Laboratório de Prototipagem e Novas Tecnologias Orientadas ao 3D, que agora recebe a denominação de FabLab (Laboratório de Fabricação Digital). No último mês, o laboratório sediado na Uno foi aprovado por uma equipe de juízes internacionais para fazer parte da Rede FabLabs, compondo agora o terceiro laboratório de Santa Catarina ativo pela fablabs.io.

A produção dos vídeos e documentos para a inscrição na rede começou em 2021, o processo de seleção aconteceu em junho de 2022 e o cadastramento na plataforma foi aprovado na primeira semana de outubro. Para a professora Paula Batistello, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, conseguir a aprovação dos jurados reflete o trabalho e dedicação do corpo técnico, docente e estudantil com o laboratório.

"Também confere ainda mais credibilidade a Instituição e aos cursos que usam estes equipamentos, os quais posso citar o curso de Arquitetura e Urbanismo, Design, Moda, e as Engenharias: Civil, Elétrica, de Produção e Mecânica. Agora, com a participação na rede internacional, ficará ainda mais fácil, pois teremos um dia aberto à população, onde qualquer pessoa poderá ter acesso à fabricação digital, desde que traga seus insumos. Além disso, muitas pesquisas são realizadas neste laboratório, contando com bolsistas e pesquisadores voluntários", conta.

Rede FabLabs

A FabLabs é um laboratório de fabricação digital e conta com 116 instalações só no Brasil. Para participar da rede, existem diversos critérios, como uma quantidade mínima de equipamentos, infraestrutura adequada e oferta dos serviços à população, todas analisadas por um grupo de jurados internacionais.

"Ter laboratórios creditados como este, a redes internacionais, além de incentivar a inovação nos processos, ainda possibilita contatos dos estudantes com o mundo afora, trocando informações sobre processos, produtos, técnicas, e abrindo fronteiras para intercâmbios e possibilidades de trabalho no Brasil e pelo mundo", finaliza Paula.

Produções do Pronto 3D em destaque no Mundo das Profissões em 2018

Rede fablabs