Publicidade e Propaganda promove aula integrada

Texto Jaine Rodrigues e Christopher Marin*

No dicionário informal, integração está definido como ato ou efeito de integrar e incluir novos indivíduos num conjunto, formando um todo. Com o intuito de agregar, juntar e reunir, as aulas integradas na universidade tem o objetivo de aproximar os estudantes de diferentes períodos do curso. É com essa finalidade que o curso de Publicidade e Propaganda realiza a 3ª aula integrada no próximo sábado, (13/04). A atividade inicia às 08h30, no plenário do Bloco G.

O professor do curso e organizador da aula integrada, Mauricy Pace, acredita que a atividade é importante para a formação dos estudantes. “A atividade integrada é uma oportunidade de interação, crescimento, aprendizado e também de entretenimento, uma vez que nesta edição a atividade tem proposta de ensino/aprendizagem diferente”, ressalta.

Na edição deste ano, os estudantes serão divididos em grupos que irão competir em um jogo de perguntas e respostas referentes aos conteúdos das disciplinas do curso e de conhecimentos gerais, com o tema em alusão ao programa Show do Milhão. Para a funcionalidade do game, será utilizado o hardware, desenvolvido pelo professor Rodrigo de Oliveira, que possibilita avaliar quem pressionou um dos dois botões primeiro. Esse dispositivo foi utilizado na aula integrada de Produção Audiovisual deste ano e agora volta com algumas alterações no software.

Segundo a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, a professora Valéria Feijó, a aula integrada é um dos principais momentos do semestre em que se coloca na prática a atividade interdisciplinar. Ela acredita que a atividade tem se consolidado como uma importante ferramenta de ensino. "Juntamos os professores e estudantes do curso em uma atividade planejada e focada em um objetivo, a fim de que as habilidades e competências trabalhadas nas diferentes disciplinas e períodos do curso sejam exploradas", afirma.

Os estudantes do 5º período do curso, Lucas Kraus e Tatiane Pompeu, também vice-presidente do Centro Acadêmico de Publicidade e Propaganda (Todxs), participaram da aula de 2018. Naquele momento, o Big Game, um jogo dinâmico, integrou os estudantes com questões relacionadas a área e um grande tabuleiro foi utilizado para a atividade. Lucas e Tatiane salientam que os acadêmicos do curso participam de forma ativa e interativa nas aulas integradas. Além disso, percebem que estes momentos proporcionam a construção mútua de conhecimentos e a troca de experiências. "É um momento de descontração e aprendizado", comenta Lucas.

As expectativas de Lucas e Tatiane para a aula deste ano são positivas. Ambos esperam que a atividade seja tão proveitosa quanto a do ano passado. “Espero que na aula deste ano possamos aproveitar, aprender bastante e integrar ainda mais o curso”, expressa.

A aula integrada é gratuita e os participantes devem fazer a inscrição no evento.

*Estagiários da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel

Publicidade propaganda