Quarta edição do Cogecont aborda temáticas de sustentabilidade

Texto Ícaro Colella*

A Universidade é o melhor lugar para iniciar um debate, para discutir pontos de vista diferentes e perspectivas distintas. É o espaço perfeito para testar, errar e refazer. É com esse pensamento que o Corporate Affairs da Kellogg's, Luis Alcubierre, trouxe suas experiências de vida e trabalho para o 4º Congresso de Gestão e Controladoria da Unochapecó (Cogecont), que aconteceu entre os dias 17 e 19 de outubro, na Unochapecó. A ideia da palestra de abertura, 'Desafios Culturais e de Gestão em Negócios Globais Sustentáveis', foi criar um diálogo entre profissionais, pesquisadores, professores e estudantes em contexto internacional, priorizando temas que dessem visibilidade às novas dinâmicas profissionais, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).

Luis abordou em sua palestra as novas dinâmicas do mercado de trabalho

Em sua palestra, Luis abordou como as grandes corporações multinacionais podem ser sustentáveis e como elas se movem nesse ambiente volátil e complexo que é a globalização. Segundo ele, são muitos desafios para as empresas e para todos que fazem parte da corporação, ou num futuro próximo, pretendem entrar no mercado de trabalho. E são justamente essas pessoas que devem se preparar. "É necessário entender que a humanidade precisa seguir um caminho de maior preservação, de maior cuidado na sua produção, distribuição e no seu consumo. Para que assim, nós tenhamos uma sociedade mais justa, sustentável e, consequentemente, mais saudável e feliz", comenta.

A proposta de sustentabilidade e inovação foi instigada ao longo da apresentação. O palestrante explica que o mercado de trabalho avalia positivamente o processo criativo de soluções como possibilidade de aprendizado. "Podemos entender que o mundo caminha para uma pasteurização em algumas coisas, mas que a gente deve valorizar as distintas culturas, de forma que todo mundo possa ter o benefício das novas ideias para o seu bem estar. O ambiente acadêmico oferece esse privilégio de tentativa e erro, a partir das diferentes experiências", ressalta.

Desafios Culturais

A cerimônia de abertura foi realizada na noite do dia 17

A 4ª edição do Cogecont também reuniu outro eventos, como o 2º Congresso FURB de Ciências Contábeis, o I International Conference in Management and Accounting e o 4º Congresso de Iniciação Científica. A parceria resultou em um evento composto por palestras, cases empresariais, apresentações científicas, workshops, visitas técnicas, fast track de revistas científicas, além de premiações para os melhores trabalhos. O Congresso tem como objetivo central difundir e estimular a produção científica, aspecto que contribui para a qualificação dos profissionais no exercício das práticas de gestão, com visão mais crítica sobre o ambiente sustentável. As áreas temáticas exploradas ao longo do evento envolveram Contabilidade Gerencial e Controladoria, Gestão Socioambiental, Inovação e Empreendedorismo, Estratégia e Gestão de Pessoas e Cadeias Produtivas.

Segundo o coordenador do Cogecont, professor Sady Mazzioni, o evento se transformou em uma conferência internacional, com trabalhos inscritos de 14 estados e também do México. Sady visualiza que a quarta edição possibilitou a interação da prática educacional com a realidade das organizações, fomentando o desenvolvimento socioeconômico regional e nacional. "Foram 160 trabalhos submetidos, também tivemos 14 revistas nos processos de seleção de pesquisas. O assunto principal abordado, gerou debates ricos. Outra questão importante do nosso evento, foi não utilizar materiais descartáveis, como copos, devido a temática ser voltada para sustentabilidade", finaliza.

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Kreutz

Furb