Quarta edição do Talkday convidou colaboradores da IXCsoft

Mercado

Graduado em Ciência da Computação, Jean Detoni fez parte da turma de 2015 do curso na Unochapecó. Sempre atento à tecnologia e às inovações da área, viu no curso uma possibilidade de adquirir conhecimentos e implementar ideias. Mais tarde, retornou para a Instituição e realizou duas pós-graduações: Gerência de Redes e Segurança da Informação, e Inteligência da Informação: Infraestrutura e Gestão.

"A experiência como acadêmico abriu minha mente para um universo de possibilidades dentro da área da tecnologia que até então eu não imaginava existir. Desse conjunto de temas, optei por algumas áreas que me interessaram, nas quais eu me aprofundei", conta.

Durante este período, teve a oportunidade de estagiar no Centro de Residência em Software (CRS), sendo esta sua primeira experiência profissional. Esse momento fez a diferença em sua vida, foi na atuação que teve certeza de que rumo gostaria de tomar. "Atuar no desenvolvimento de software se tornou meu objetivo e guiou minha jornada até a área que atuo hoje".

Experiências como essa fazem com que os estudantes tenham a oportunidade de colocar o que é aprendido teoricamente na prática. Por tal motivo, a Unochapecó incentiva a atuação no mercado desde o primeiro semestre. No último sábado (10), os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação realizaram a 4° edição do Talkday, evento que aproximou os 120 acadêmicos ao mercado de trabalho.

O momento aconteceu no Salão de Atos e teve início às 08h, com a recepção aos estudantes e a palestra, mediada por Tiago Fortunati, 'Casa inteligente com cheiro de café'. Em seguida foi a vez de Andreik Schneider abordar o 'Atendimento na Era da Ansiedade'. Após um coffee break proporcionado pelos cursos, os acadêmicos retornaram ao espaço para a palestra de 'Gestão de Empresas: Faça o básico bem feito!', com Jessica Picchi.

O evento foi finalizado com o case ‘IXC: Empreendedorismo Resiliente', mediada pelos diretores executivos da empresa, Ivornei Piva e Cleiton Paris. Além da direção, mais de 40 colaboradores da IXCsoft estavam presentes, destes muitos são egressos da Unochapecó, entre eles está Jean.

"Ao voltar para a Universidade como egresso, com a diferença da experiência profissional que tenho hoje, me coloquei no lugar dos acadêmicos. Pude relembrar as incertezas, as inseguranças, a jornada do conhecimento e os esforços para conseguir a inserção no mercado de trabalho, que passei na minha época de curso. Vejo que nesse processo árduo muitos alunos acabam ficando pelo caminho. É nosso papel no setor empresarial e como profissional da tecnologia, colaborar com a comunidade acadêmica, incentivando, formando e motivando os estudantes a seguirem em frente", ressalta.

Para o coordenador do curso de Ciência da Computação, essa relação das empresas com o curso é de grande importância para os estudantes e eventos como esse atuam como grande diferencial para este período de formação acadêmica e ascensão no mercado profissional.

"Destaco não somente a informação técnica, mas também outras habilidades, outras formações como foi discutido, como a gestão, organização, proatividade, organização de atividades, dentro da empresa, em termos de inovação, e outras possibilidades. Então, o evento foi muito interessante nessa questão. Pretendemos fazer outros eventos nesse sentido, porque entendemos que é um grande diferencial, já que falamos de softskill e hardskill, ambos são importantes para a formação dos estudantes e a gente vê aqui uma potencialidade bastante grande para tornar essa formação o mais ampla possível", frisa.

Talk day
Sistemas de informação