Reitor da Uno é eleito presidente da Associação Brasileira das IES Comunitárias

Nos últimos anos a Unochapecó passou a ter uma maior representatividade em órgãos nacionais que defendem as Instituições de Ensino Superior. Mas desta vez, a conquista representa um marco inédito para Santa Catarina. O reitor da Uno, professor Claudio Jacoski, foi eleito presidente da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc).

Novos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal na gestão 2021-2023

A eleição do novo Conselho de Administração e Conselho Fiscal, para Gestão 2021-2023, aconteceu na tarde da última quarta-feira (20/10), durante sua 44ª Assembleia Geral Extraordinária e Eletiva. Até então, o reitor atuava como 2º vice-presidente do Conselho de Administração da Abruc no mandato 2019/2021.

Para o professor Claudio, ser o primeiro reitor de Santa Catarina a assumir a presidência da Abruc representa uma conquista de todas as instituições do Estado e também mais responsabilidade em liderar ações em prol do ensino superior comunitário. “Hoje Santa Catarina é referência nas instituições comunitárias e o Sistema Acafe é muito reconhecido perante as autoridades ligadas à área da educação, por isso, ter pela primeira vez alguém do nosso Estado como presidente da Abruc é motivo de alegria e muito orgulho. Temos muito para contribuir pela experiência e pela caminhada que as instituições da Acafe já fizeram por mais de 50 anos. Também sabemos da responsabilidade e da caminhada que a gente vai ter para defender o sistema das comunitárias a nível de Brasil", salienta Jacoski.

O reitor ressalta, ainda, que essa união das comunitárias, representada pelas associações, é muito importante para a defesa desse modelo em todo Brasil.

"Nós precisamos, como Abruc, fortalecer o sistema comunitário, justamente pela resposta que ele já deu ao longo do tempo. Analisando Santa Catarina, observamos que cada região é muito desenvolvida por conta da presença das instituições comunitárias, a partir da relação e prestação de serviços à comunidade, que é uma marca desse modelo. Por isso, cada vez mais precisamos estar organizados, pois os desafios para as comunitárias crescem um dia após o outro. Necessitamos fortalecer nosso sistema, esse modelo que traz uma resposta efetiva, que vem ganhando força no sentido de melhorar a qualidade e a resposta da educação superior para o desenvolvimento do nosso país", pontua o reitor.

A Abruc tem sede em Brasília e reúne atualmente 68 Instituições Comunitárias, o que representa mais de 900 mil universitários. O principal objetivo é promover, consolidar e defender os conceitos de faculdade, centro universitário e universidade comunitária. A Abruc tem atuado no cenário educacional brasileiro, participando de diversos fóruns oficiais e organizando eventos e seminários em todo o país.

Santa catarina
Ensino superior