Reitor participa de evento da Organização Mundial da Propriedade Intelectual

Texto Jessica De Marco*

As ações desenvolvidas na área da inovação levam a Unochapecó cada vez mais longe. Um exemplo é o convite que a Universidade recebeu da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) para participar de um evento sobre o desenvolvimento da propriedade industrial nas universidades, em Genebra, na Suíça. O reitor, professor Claudio Jacoski, representou a Uno nas atividades, que ocorreram de 16 a 18 de outubro. Foram apenas quatro instituições do país convidadas a participar, com os custos de deslocamento assumidos pela Organização. A única comunitária do Brasil foi a Unochapecó, que vem se destacando como uma Universidade Empreendedora.

O convite, segundo o reitor, comprova que a Uno é referência na área, não apenas dentro do país, ganhando agora também reconhecimento internacional. "Ficamos muito lisonjeados, pois acreditamos que toda nossa política de inovação, desenvolvimento, relacionamento com o mercado, busca de soluções e geração de pesquisa, a partir de uma estratégia de vanguarda, foram reconhecidos pela OMPI", comenta. Além da Unochapecó, representando as comunitárias do país, estavam presentes os reitores brasileiros da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Organizado em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e Instituto Nacional da Propriedade Industrial do Chile (Inapi), o evento contou ainda com a participação de três reitores de universidades chilenas. No encontro, eles discutiram diversos temas, como a importância da propriedade intelectual para o desenvolvimento da inovação para os países, assim como a relação das universidades com as empresas; as ações de cooperação da OMPI na América Latina; as bases de dados globais da Organização e sua utilização em universidades e centros de pesquisa; as patentes verdes; e as atividades de colaboração da Academia da OMPI com universidades.

Internacionalização

Além de trazer novos conhecimentos à Universidade, participar do evento na Suíça é mais uma etapa importante para o processo de internacionalização da Unochapecó. A partir desta viagem, o reitor acredita que novas parcerias podem surgir, beneficiando toda a comunidade acadêmica. "Nossa intenção é firmar um acordo com a OMPI, inclusive estabelecendo uma parceria em relação aos nossos Programas de Pós-graduação (stricto sensu). Há possibilidade de fazermos capacitações em parceria e até mesmo surgiu a oportunidade de ofertar um curso de verão em conjunto com os profissionais daquela importante organização internacional. Além disso, existe a possibilidade da Unochapecó atuar como uma biblioteca depositária de patentes, o que seria fabuloso e um diferencial", acrescenta.

O reitor lembra, ainda, que o Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão da Inovação (PPGTI), por exemplo, tem disciplinas que tratam sobre patentes. "Podemos buscar um apoio da OMPI para capacitações tanto para docentes como para nossos mestrandos, do PPGTI e do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD). A OMPI possui um importante portfólio de cursos e fazem esta relação com instituições do mundo todo, oferecendo em diversas línguas. Enfim, há uma série de oportunidades que podemos dar como próximos passos nesta importante relação. Que bom que conseguimos ser reconhecidos e colocar a Unochapecó em um patamar de importância no cenário mundial da inovação da pesquisa e do desenvolvimento", conclui.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Universidade