Reitor viaja à Brasília em busca de melhorias na Unochapecó

Geral

Na última semana o reitor da Unochapecó, professor Claudio Alcides Jacoski esteve em Brasília para cumprir agenda referente ao aniversário do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), e também para tratar do primeiro doutorado do Oeste catarinense, criado pela Unochapecó. O reitor aproveitou a visita à capital nacional para verificar formas de acesso ao Programa Universidade para Todos (Prouni) e também compreender as possíveis mudanças previstas para o Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

A Câmara dos Deputados promoveu nesta quinta-feira (28/04), em Brasília, Sessão Solene em homenagem aos 50 anos do CRUB. O deputado Alex Canziani foi o autor do requerimento para a realização da Sessão. O reitor da Unochapecó participou da sessão de homenagem da Câmara representando a Instituição. Segundo o professor Claudio, este foi um momento importante de reconhecimento de uma importante Instituição que tanto fez pelo ensino superior do país. "A Unochapecó tem um papel importante como Instituição comunitária. O tema do 4º Fórum de Reitores do CRUB inclusive tratou do desenvolvimento regional a partir das universidades. Um tema que tem muito a ver com a Unochapecó" comentou Jacoski.

Outro assunto tratado pelo reitor em Brasília foi referente as novas alterações do Fies, que devem atender as solicitações da Unochapecó. Em conjuntos com diversas instituições do país, a Universidade pressiona o Governo Federal para ampliar a faixa salarial exigida para aquisição do benefício (que hoje é dois salários mínimos e meio) e também a redução do valor da parcela mínima de pagamento, dentre outras reivindicações. Em conversa com o coordenador de Suporte ao Financiamento Estudantil, do Ministério da Educação, Leopoldo Jorge Alves Junior, foi sinalizado ao reitor que as mudanças estão por acontecer, mas ainda sem prazo definido. Para o prof. Claudio, "o Fies precisa voltar a ser aquela importante ferramenta de acesso ao ensino superior que já foi".

Mais um assunto abordado pelo reitor está relacionado às modificações na forma de avaliação das instituições de ensino superior no Brasil. O conhecido Índice Geral de Cursos (IGC) deve deixar de existir, dando lugar ao IDI (Índice de Desempenho Institucional), assim como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) se transformará em Índice de Desempenho de Curso (IDC). O projeto de reformulação está sendo desenvolvido pelo MEC e passará a contar com dados sobre pesquisa e extensão, o que para a Unochapecó é uma boa notícia tendo em vista os investimentos e avanços  nestas áreas nos últimos anos, comenta Claudio. Já o IDC levará em conta o Enade, além de outros critérios como um índice que vai medir taxas de conclusão e desistência dos estudantes. Outra novidade é a criação de um cadastro nacional de concluintes, que irá registrar todos diplomas emitidos no país, dificultando ainda mais a possibilidade de falsificação. "Há tempo solicitávamos avanços na forma de avaliação do ensino superior, que privilegiavam as instituições públicas e não garantiam uma justa representação da qualidade do ensino em todos os seus aspectos no país" afirma o reitor.

O Prouni foi pauta da reunião com o representante da Secretaria de Ensino Superior do MEC, Vicente Paulo Almeida Junior. O professor Claudio buscou novamente alternativas para que a Unochapecó possa oferecer bolsas pelo  Prouni. Hoje, a Universidade cumpre as prerrogativas da lei 11096/05 na quantidade de oferta de bolsas, porém, ao acessar o Prouni, de acordo com a exigências atuais do programa, a Unochapecó seria obrigada a ofertar muito mais bolsas do que teria condições de suportar. A intenção da conversa foi buscar um caminho que permita o acesso ao Prouni, ampliando a quantidade de bolsas, mas dentro das condições específicas de uma Universidade comunitária que já oferece bolsas nos mesmos moldes do referido programa.

reitor
Brasília