Minha Uno
Menu Busca

Reitoria da Unochapecó recebe autor do livro Resenhas da Chape

Geral

Na última sexta-feira (26/05), a Reitoria da Unochapecó recebeu o escritor e repórter esportivo Rodrigo Goulart para lançamento e autógrafos do livro ‘Resenhas da Chape: para ler e se divertir’, publicação recente da Editora Argos. A obra traz histórias inusitadas e engraçadas, apuradas pelo autor, que aconteceram ao longo dos 50 anos da Chapecoense, completados no último dia 10 de maio.

Em meio a relatos e lembranças, a reunião se tornou uma roda de conversa descontraída, em que todos compartilharam suas melhores memórias junto à Chapecoense. O encontro reuniu o autor, Rodrigo Goulart; o Reitor da Unochapecó, professor Cláudio Jacoski, os Pró-reitores e professores Márcio da Paixão Rodrigues e José Alexandre De Toni; a coordenadora da Editora Argos, professora Rosane Meneghetti; e o Diretor de Marketing da Instituição, Cristiano Cella.  

O livro foi escrito pelo repórter Rodrigo Goulart. Atuando na comunicação esportiva desde 2001, iniciou sua carreira no extinto Jornal Gazeta Esportiva Semanal e desde 2003 faz parte do Diário do Iguaçu como editor de esportes e colunista. Além disso, também contempla a equipe de esportes da Rádio Chapecó desde 2006. Rodrigo conta que sua ligação com o futebol e a Chapecoense iniciou desde pequeno. 

“Vou ao estádio desde criança junto com o meu pai e o meu avô, que inclusive na época trabalhava na prefeitura e ajudava a cuidar do campo. A entrada no mundo da comunicação foi por influência do futebol. Foi uma forma de eu acompanhar e viver aquilo que eu sempre gostei”.

Conforme o autor, todo repórter pensa em algum dia escrever um livro. No seu caso, só tinha uma certeza: que a obra seria sobre a Chape. “Certo dia, em 2021, num encontro de amigos, estávamos conversando e relembrando os tempos que a gente ia no estádio e via alguns jogadores que marcaram história no clube. Até que dois amigos meus falaram o seguinte: ‘Rodrigo, porque você não coloca essas histórias no papel?’, e isso me despertou”, conta.

Para Rosane, coordenadora da Argos, o livro é um presente para todos aqueles que torcem e que gostam da Chapecoense. “Rodrigo nos procurou, conversamos sobre a proposta e agora estamos com a obra publicada. Para a Argos, é muito importante esse tipo de publicação, somos uma universidade comunitária que apoia o esporte e tem uma relação muito próxima com a sociedade, com a sua região”, comenta.

O livro Resenhas da Chape conta com 100 pessoas entrevistadas e 150 histórias ao longo de 255 páginas. Para Rodrigo, a ideia da produção, além de render boas risadas, é também de valorizar as pessoas que contribuíram com a construção do clube. “Muitas histórias que eu não conhecia eu acabei sabendo e coloquei no papel. As pessoas se sentiram valorizadas e eu pude conhecer ainda mais sobre a história da Chapecoense. Foi prazeroso e gratificante fazer esse trabalho. Quero mostrar para o Brasil e o mundo uma Chapecoense que não se conhece”, diz o autor.

De acordo com o autor, a sua intenção é dar sequência a esse trabalho e fazer um segundo volume. “Por um motivo ou outro, tem muitas pessoas que eu não consegui entrevistar. A história não tem ponto final, ela continua. Se fôssemos incluir todas as histórias que foram relatadas, daria uma Bíblia”, brinca.

O livro ‘Resenhas da Chape’ está disponível em diversos pontos de venda em Chapecó, e pode também ser adquirido pelo site da Editora Argos, clicando aqui!

>> Conheça o catálogo completo da Argos, a Editora da Unochapecó! <<

* texto: João Vítor Heemann, estagiário de Jornalismo, sob orientação da jornalista Leticia Sechini.

COMPARTILHE
TAGS
Resenhas da chape
Editora argos
Cinquentenário
Chapecoense

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image