Minha Uno
Menu Busca

Resolução permite que psicólogos realizem atendimento de forma online

Profissão

Texto Vanessa Marquezzan*

 

Com a correria do dia a dia, muitas vezes as pessoas não têm tempo de ir até o consultório do psicólogo. Agora a presença física não é mais problema para quem precisa deste atendimento. Desde maio, a psicoterapia pode ser realizada via internet. O atendimento online foi regulamentado com a aprovação da resolução 11/2018, pelo Conselho Federal de Psicologia. Até então a psicoterapia virtual era regida pela resolução 11/2012.

A coordenadora do curso de Psicologia da Unochapecó, professora Maria Carolina Moesch, explica que a antiga resolução só permitia a prática para fins de pesquisa e até 20 sessões para situações de acompanhamento terapêutico. "A nova resolução tira o caráter experimental e permite o tratamento online, com uso de testes também aprovados para esse uso virtual", complementa.

Para o psicólogo realizar o atendimento online, é necessário entrar em contato com o Conselho Federal de Psicologia. Neste processo de avaliação ele precisa apresentar o site em que irá realizar os atendimentos, pois o mesmo deve ser seguro para garantir a confidencialidade da sessão. A plataforma online e os documentos ainda precisam passar por um processo de avaliação. Após aprovado, o psicólogo recebe um selo que certifica o site e permite a sua atuação.

De acordo com a professora, o atendimento online ou presencial mantém a mesma qualidade da psicoterapia. "Há a necessidade de ter ambas as possibilidades de atendimento. A diferença está muito mais na relação terapeuta e paciente, pois hoje o psicólogo tem recursos para trabalhar com ambos os espaços", salienta.

A resolução abriu um leque de oportunidades de atuação para o psicólogo, desde que siga sempre o código de ética. "Eu vejo como mais uma possibilidade. O espaço virtual não vem para substituir ou ocupar o lugar do atendimento presencial, mas vem para coabitar, para que em algumas situações, para alguns psicólogos, esse possa ser um meio de trabalho", comenta.

Esse atendimento beneficiará, principalmente, as pessoas que têm dificuldades de se locomover ou questões de falta de tempo. Como, por exemplo, trabalhadores de plataformas de petróleo que permanecem muito tempo em alto mar, pessoas com mobilidade reduzida, ou com dificuldades, e adoecimentos psíquicos específicos. Também, indivíduos que estão sempre viajando e não ficam muito tempo em um mesmo lugar.

A resolução garante, ainda, que em alguns casos o atendimento não pode ser realizado virtualmente, ou seja, somente de maneira presencial. Como o atendimento de pessoas e grupos em situação de urgência e emergência. Além dos casos em que envolvem situações de desastres e violação de direitos ou de violência pelos meios de tecnologia e informação.

A prática da psicoterapia online é uma das áreas de atuação aprendidas durante o curso de Psicologia da Unochapecó. Com disciplinas e atividades relacionadas ao código de ética, aplicação de testes, estágios e conversas com profissionais da área.

 

*Estagiária, sob supervisão de Jessica De Marco
COMPARTILHE
TAGS
Psicologia
Conselho de psicologia
Atendimento online

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image