Resultados de pesquisa de egressa realizada em intercâmbio se traduz em livro

Geral

O livro intitulado “Temas para analisar a Educação Inclusiva – materiales de estancias críticas de investigación” reúne um conjunto de resultados encontrados a partir das investigações desenvolvidas durante o período do intercâmbio realizado no Chile pela egressa do Mestrado em Educação, Taise Dall'Asen, com convênio estabelecido entre Centro de Estudios Latinoamericanos de Educación Inclusiva (CELEI) e a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Durante esse período que esteve em intercâmbio, a egressa participou de eventos, seminários e aulas em diferentes espaços, além de ter a oportunidade de conhecer espaços e escolas frequentadas por estudantes surdos. Toda essa experiência contribuiu para que fosse possível reunir documentos e referenciais teóricos importantes para a elaboração das reflexões apresentadas no livro.

As produções apresentam um conjunto de reflexões acerca das temáticas que correspondem a Educação Inclusiva, e em especial a Educação de crianças surdas no Brasil e no Chile, discussões que se articulam com as Políticas de Educação Especial, além de explorar o processo de aprendizagem de estudantes surdos e as relações de poder presentes no documentos legais e inseridos na sociedade majoritariamente ouvinte, inferindo em práticas de exclusão, e intensificando a reprodução do modelo neoliberal.

Cada produção foi desenvolvida a partir dos referenciais teóricos que possibilitaram a difusão das temáticas, além de contribuir com as discussões em torno do processo de escolarização dos surdos e das políticas de ensino de surdos brasileiros e chilenos.

Taise destaca que "o conjunto de reflexões presentes no livro não se encerram aqui, pois desejo que novas inquietudes se façam presentes, e outras investigações possam ser exploradas e transformadas em novos estudos relacionados à temática da surdez".

Link do livro: