Revitalização de espaços é entregue ao EEB Professora Irene Stonoga

Texto Ionara Virmes*

Originada das necessidades da região, a Unochapecó preza pelo contato direto à comunidade. Ao priorizar a educação como vetor para a inovação social, a Instituição instaurou a Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx), onde os estudantes colocam em prática a teoria aprendida em prol da comunidade em que estão inseridos. E na última semana, foi a vez dos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo realizarem a entrega da ABEx I, 'Comunicação Gráfica à Mão Livre', na Escola de Educação Básica Professora Irene Stonoga.

"Foi uma experiência muito boa! Tivemos contato com o cliente desde o começo do projeto, a gente conseguiu vivenciar os desafios e os imprevistos, e finalizamos com êxito o trabalho", conta Eduardo Zilio, acadêmico do segundo semestre. O projeto teve como objetivo a revitalização de espaços na Escola. Durante o primeiro semestre, os calouros do curso escolheram, aperfeiçoaram e colocaram em prática as ideias para tornar as paredes da EEB mais chamativas e interativas.

"Vamos realizar nossos sonhos juntos":
o espaço antes da transformação

"A gente espera que eles consigam ocupar cada cantinho. Como estávamos trazendo essa questão de linha do tempo, entregando também a parte dos jogos que eles vão conseguir ocupar, a gente espera de coração que eles consigam olhar e se sentir pertencentes ao local", acrescenta com orgulho Laura Peron, também do segundo semestre.

O projeto resultou em uma linha do tempo. Com início nos valores que a Escola transmite: Respeito, Valores, Civismo, Excelência, Honestidade e Dedicação. Ao lado foram colocados dois murais, um de informações, onde a gestão colocará os avisos necessários, e um de exposições, dando maior destaque para os trabalhos produzidos pelos alunos. Foi organizado, também, um espaço que remete ao conhecimento, com prateleiras de livros, quadros de figuras inspiradoras - como a professora Irene Stonoga. Por fim, o planejamento propôs um espaço de diversão, com jogos educativos, para o lazer e descontração. "Sempre nessa proposta de 'o que eles vão obter aqui e como vão sair'", sublinha Laura

Além da professora que dá o nome à Escola, Anne Frank, Ben Carson e Martin Luther King também são homenageados.
Cada quadro contém um QRCode que direciona para um site com informações das personalidades.

Escolha Arquitetura

Mesmo com motivações diferentes, Eduardo e Laura encontraram sua vocação. O primeiro, durante o Ensino Médio, não tinha certeza de que caminho seguir, mas a Arquitetura chamou sua atenção e o curso excedeu suas expectativas. "O curso é maravilhoso, estou me identificando cada dia mais e espero, futuramente, ser um bom profissional".

Laura, pelo contrário, não imaginava fazer outra coisa, principalmente pelo desejo de entregar às pessoas aquilo que elas sonham. "Também pela questão do acesso, fazer com que todos acessem os locais da mesma forma, ver as transformações, sempre gostei muito da construção e adoro reformas".

No Mundo das Profissões, eles estarão presentes para expor um pouco mais de suas vivências na Arquitetura e Urbanismo. No dia 08 de outubro, a Unochapecó abrirá as portas para alunos do Ensino Médio de toda a região irem ao encontro de seu futuro. Serão mais de 30 cursos dispostos por toda a estrutura da Universidade preparados para receber e orientar cada futuro estudante.

*Estagiária sob supervisão de Leticia Sechini

Mundo das profissões