Sabadão Show para os amantes da sétima arte

Texto Ícaro Colella e Mirella Schuch*

Uma aula lúdica, com jogos de mesa e narrativos. Um momento de descontração da rotina universitária. A oportunidade de socializar com pessoas que estão no mesmo curso de graduação e que muitas vezes não se conhecem. “Experiência”. É assim que o coordenador do curso de Produção Audiovisual, Francesco da Silva, define o Sabadão Show, a aula integrada do curso de Produção Audiovisual da Unochapecó, que ocorre no dia 30/03, a partir das 8h30, no plenário do bloco G.

Antes das atividades, haverá um café da manhã coletivo para integrar os alunos do curso. Dois grupos serão divididos para a realização das brincadeiras, que serão competitivas. A última atividade envolve um quiz, composto por perguntas relacionadas ao universo audiovisual.

Para a realização deste quiz, um software específico para a dinâmica e um hardware com botões foram desenvolvidos pelo organizador da aula e professor do curso, Rodrigo Oliveira de Oliveira, em parceria com alunos de Design Visual e Ciência da Computação. Segundo ele, o investimento gerou um dispositivo que poderá ser usado em outras dinâmicas futuramente, inclusive por outros cursos.

Rodrigo acredita que a universidade tenha a função de integrar, de fazer com que o grupo se sinta parte de um todo. "É importante para o curso ter atividades que não são só aula. Aquele momento de bater um papo, se divertir, dar risada. Não pode ser só no intervalo ou no ônibus", salienta.

Para o coordenador do curso, a aula integrada propicia, além da mistura entre as turmas, a oportunidade dos estudantes trabalharem juntos. “É um momento extremamente rico para a formação acadêmica de calouros e veteranos a fim de desenvolver habilidades. As atividades que fogem do cotidiano marcam a vida”, ressalta Francesco.

O estudante do terceiro período de Produção Audiovisual, Eduardo Ceretta, está com expectativas positivas para o sábado integrado e acredita que esta é uma atividade importante promovida pelo curso. "É uma forma de possibilitar o contato entre estudantes de diferentes períodos e, também, com professores. É a prerrogativa de interação dentro das salas de aula, em ambientes tradicionalmente didáticos, possibilitando a pluralidade e, com isso, qualificar a ensino-aprendizagem", conclui.

Os amantes da sétima arte devem estar preparados para entrar mesmo na brincadeira e, para isso, é aconselhável que venham com roupas simples. O grupo vencedor das atividades ganhará o prêmio Maurilio dos Anjos - em referência a um personagem do programa Choque de Cultura, produzido pela TV Quase. A aula não é avaliativa, mas vale presença para todas as disciplinas do semestre.

*Estagiários da Acin Jornalismo, sob a supervisão de Eliane Taffarel

Sabado integrado