Sábado Integrado desafia estudantes de Administração à gestão de empresas

Texto Alana de Bairros*

Na área administrativa, tomar as melhores decisões e estar à frente da concorrência é indispensável no mercado de trabalho. Por isso, o curso de Administração da Unochapecó busca desenvolver esses diferenciais nos estudantes desde o início da graduação, com experiências que vão além da sala de aula, em eventos como o Sábado Integrado. Neste semestre, a atividade foi realizada no dia 26 de outubro e reuniu acadêmicos do 1º ao 7º período.

No Salão de Atos, o evento trouxe simulações empresariais, em que os estudantes foram estimulados à tomada de decisões que envolviam todas as áreas da administração, como marketing, recursos humanos, finanças, logística e produção. Para administrar a empresa do simulado, os acadêmicos formaram 18 grupos, que foram divididos em dois mercados. Ao final do dia, a equipe com melhor resultado em cada mercado recebeu a premiação.

Neste semestre, os estudantes se dividiram em 18 equipes

Conforme um dos organizadores da atividade, professor Duilio Schaefer Júnior, o engajamento dos alunos no evento foi fantástico e todos contribuíram para alcançar bons resultados. "Percebemos o quanto isto reforça o sentimento de pertencimento dos acadêmicos, bem como fortalece o network e laços de amizade entre estudantes de todos os períodos do curso", comenta.

O Sábado Integrado é realizado semestralmente e envolve todos os acadêmicos e professores do curso. Entre os principais objetivos do evento, está possibilitar a integração entre os estudantes e a prática administrativa. Nas edições anteriores, já foram exploradas atividades como Innovation Camp e Level Up, voltadas a desenvolver habilidades de gestão, liderança, comunicação e trabalho em equipe.

Conforme a estudante do 6º período do curso, Milena Zanella, durante o Sábado Integrado que os estudantes colocam em prática o que é aprendido em sala de aula. "Essas atividades colaboram muito com a formação profissional, pois possibilitam a troca de conhecimento, networking, união e trabalho em equipe. Sem dúvidas, o evento agrega valor e faz muita diferença", conclui.

*Estagiária da Acin Jornalismo sob supervisão de Eliane Taffarel

Sabado integrado