Saiba como participar do programa de inovação jovem da Unochapecó

Texto Ana Vertuoso*

O 'StartMais - Mudança de Atitudes com Ideias Sustentáveis' é uma iniciativa para incentivar estudantes do ensino médio de Chapecó e região a pensarem de maneira inovadora e empreendedora. Ao longo do Programa, os alunos serão desafiados a propor ideias criativas e sustentáveis a fim de melhorar o mundo. Para participar da 1ª edição e concorrer a diversos prêmios, os interessados podem se inscrever até o dia 03 de agosto, no site do StartMais. A seguir, explicaremos como prosseguir.

Em primeiro lugar, é preciso preencher um cadastro na modalidade 'Aluno', caso o candidato esteja regularmente matriculado no ensino médio, ou 'Professor', se for docente ou gestor de escolas públicas ou particulares da região. Nesse caso, não é necessário estar vinculado ao ensino médio e o professor pode participar de mais de uma equipe, desde que represente a mesma escola. Nas duas modalidades é necessário dispor de acesso à internet e possuir computador ou smartphone para a realização das atividades online. O último requisito é não possuir vínculo direto com a Unochapecó, ou seja, os candidatos não podem ser acadêmicos ou funcionários da Instituição.

Passo a passo

O Programa será realizado em três etapas. A primeira, 'StartMais Conhecimento Online', já está acontecendo e envolve a inscrição individual ou em equipe dos candidatos, apresentação de conteúdos e atividades online promovidas pela Unochapecó.

Em seguida, na etapa 'Jornada de Inovação Online', os candidatos têm até o dia 05 de agosto para criar e cadastrar uma equipe composta por no mínimo três e no máximo cinco participantes, que podem ser de séries e escolas diferentes. Apenas um professor pode fazer parte de cada equipe, mas também é possível participar somente com colegas.

Caso você já tenha feito sua inscrição antes de poder inscrever a equipe, é necessário atualizar o cadastro no site do StartMais, preencher 'Sim' quando solicitado e colocar os nomes das outras pessoas. Se você fizer parte da equipe de um amigo, não é necessário realizar outra inscrição individual. Além disso, quem não integra uma equipe, pode se cadastrar até a mesma data para ser agrupado pela Uno, com base nas áreas de interesse de cada um.

Ao fim desta etapa, a solução deverá ser apresentada, até o dia 11 de setembro, em formato de pitch, para 'conquistar' os avaliadores e os pontos. As ideias serão avaliadas por uma banca a partir de quatro critérios: criatividade e inovação; viabilidade técnica da ideia; aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e apresentação com coerência. Cada critério pode garantir até 25 pontos.

As dez equipes com maior pontuação avançam para a última etapa e irão concorrer a diversos prêmios. Por conta da pandemia, o evento será realizado de forma online, no dia 26 de setembro.

Premiação

Todos os integrantes da equipe vencedora ganharão um Iphone 11 e um troféu de destaque de 1º lugar, além de uma bolsa de estudos institucional de inovação correspondente a 100% de gratuidade para o primeiro semestre de qualquer curso do seletivo de verão. Os classificados em 2º e 3º lugar também receberão troféus e bolsas de estudo, e os demais finalistas vão levar para casa um troféu do Programa. Por fim, a escola que mais se destacar receberá R$ 10 mil em prêmios ou investimento, o troféu de Escola Destaque 'StartMais' e 100 horas de cursos de capacitação da Unochapecó para professores.

Mais informações sobre o Programa podem ser encontradas no edital disponibilizado pela Unochapecó, no Instagram do StartMais e você ainda pode fazer parte de um grupo no whats exclusivo para Professores ou para os Estudantes.

*Estagiária sob supervisão de Jessica De Marco

Startmais