Segunda aula integrada de publicidade chega com novidades

Texto Tayvon Bet*

O trabalho em grupo existe desde os primórdios da humanidade. O homem primitivo caçava e colhia em conjunto para evitar acidentes com animais predatórios. Os gregos inventaram as olimpíadas, e, em várias modalidades, o trabalho em grupo era indispensável. Com o homem moderno não seria diferente. Através desse instinto primitivo trabalhamos e convivemos socialmente.

A partir desta ideia, a segunda aula integrada deste ano do curso de Publicidade e Propaganda da Unochapecó, vem para instigar nos estudantes de todos os períodos o espírito de trabalho em equipe. O "The Big Game", nome da aula integrada, chega coberto por mistérios. Tudo o que os acadêmicos do curso sabem é que serão divididos em grupos para a realização de um jogo de tabuleiro gigante, onde eles serão as peças do jogo e terão que realizar provas que envolvem conhecimento adquirido em sala, habilidades cognitivas e físicas.

Para o professor Alexsandro Stumpf, a atividade proporciona aos alunos a oportunidade de trazer seus conhecimentos para dentro do jogo, e assim, compartilhar seus saberes com outros estudantes de semestres iniciais.

O curso de Publicidade e Propaganda foi o primeiro da instituição a realizar aulas integradas, pensando na socialização, troca de experiência, e claro, no trabalho em grupo. Hoje a prática da atividade é uma tradição para todos os professores e alunos.  Neste ano, as aulas integradas começaram a ganhar nomes. A primeira foi o "The Big Job", quando os alunos realizaram uma campanha publicitária com premiação de primeiro, segundo e terceiro lugar. Agora, o "The Big Game" será realizado fora das salas tradicionais, para dar novos ares às aulas e instigar a criatividade nos alunos.

Independente da área que trabalhamos, sempre somos dependentes de outras pessoas e seres. Dependemos dos produtores rurais para termos nossos alimentos no mercado, dependemos dos sapateiros para consertar aquele sapato que tanto amamos, dependemos das árvores para purificar nosso ar. Toda a biosfera é um grande trabalho grupal, que interliga cada pequeno ser vivo para o grande fluxo vital.

*Estagiário da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel
Publicidade e propaganda