Segunda edição da Vértice integra cursos de Comunicação, Design e Moda

Texto Stefania Martinelli*

Felis catus, conhecido popularmente como gato. Um animal fascinante, que apesar de sua natureza selvagem, com o tempo foi domesticado pelo homem. O gato é da família dos felinos, e como os demais, a sua espécie caracteriza-se pela curiosidade e independência. Apesar de sua personalidade individual, o contato com outros gatos e até mesmo com os humanos, faz com que se tornem mais afetivos e dóceis. Vivendo na sua universalidade individual, o gato busca o ambiente coletivo para ser autônomo. Assim, "Gatonomize-se" é a proposta da semana acadêmica integrada dos cursos de Design, Jornalismo, Moda, Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual, a Vértice.

Universos independentes que se unem em um sistema vértice, os cursos de Comunicação, Design e Moda, terão que explorar a capacidade gato de ser em atividades que envolverão um coletivo de ideias. A 2ª edição do evento, que ocorre dos dias 7 a 11 de outubro, reúne palestras e oficinas que irão colocar o público participante para desenvolver e produzir seus próprios materiais.

A ideia de integrar os cursos em uma semana de atividades surgiu em 2017, com a 1ª edição da Vértice, que teve como tema Indústrias Criativas. Seguindo a ideia de estimular a criatividade e talentos individuais, essa edição tem como objetivo principal mostrar aos participantes potencialidades na produção de conteúdos independentes que podem ser aplicados no mercado. "Muitas dessas iniciativas culminam em uma associação com outras ideias, possibilitando até mesmo construir alguns aspectos e coletividades onde essas ideias têm mais força do que isoladamente", comenta o coordenador do evento, professor Alexsandro Stumpf.

A importância de se desenvolver atividades integradas entre estes cursos está diretamente ligada ao desenvolvimento de profissionais com potencial inovador e cada vez mais atrativos para o mercado. "A circulação dentro desse universo faz com que uma área dependa da outra, para, então, fazer um trabalho bem produzido, com mais recursos, tanto técnicos, quanto humanos. Este é o nosso grande interesse, valorizar que as ações coletivas sejam aplicadas dentro de um ambiente mais social e colaborativo", conclui Alexsandro.

Programação

A abertura da Vértice ocorre na segunda-feira (07/10), às 19h, com uma palestra ministrada por Guilherme Massena, no Salão Nobre, com o tema "Hackeando a dobra: por dentro das 10 startups mais conscientes do Brasil".

Durante a semana vai rolar oficinas para todos os gostos. Na terça-feira (08/10), das 19h às 22h30, os participantes poderão escolher em participar do workshop sobre Concept Art ou de oficinas sobre Jogos, Aquarela, Panorama de mercado na moda e aviamentos, Acessórios de moda, Fact checking, Memes e Identidade visual. Mas não para por aí, ainda nessa noite vão ocorrer oficinas de Escrita criativa, Produção cultural, Trilha sonora e Produção audiovisual e Fotografia para eventos sociais.

Na quarta-feira (09/10) as atividades serão por conta dos Centros Acadêmicos dos cursos. A partir das 19h, simultaneamente ocorrerão o Integra, no plenário do bloco G e o ConectArte, no bosque. O primeiro evento consiste em uma possibilidade para os acadêmicos em defender e expor seus trabalhos em um Pitch e o segundo é uma exposição de artes desenvolvidas pelos estudantes.

A programação segue com mais oficinas e workshops na quinta-feira (10/10). Nessa noite ocorrem oficinas de Tatuagem, Rendering manual, Design de superfície, Assessoria de comunicação, Experiências da mídia independente, Processos criativos, Direção de atores, Figurino e Sound design. Já os workshops são de Insights e ferramentas para mídias sociais e Espontaneidade na direção de casais - fotografia.

O encerramento da semana acadêmica integrada é na sexta feira (11/10), às 19h, no Salão Nobre. A palestra será ministrada por Maria de Moreira Guimarães da 65/10, uma consultoria sobre comunicação com o público feminino, e Túlio Custódio da curadoria de conhecimento Inesplorato.

Inscrições

As inscrições para o evento, que são abertas para o público externo e interno, iniciaram na segunda-feira (02/09), e seguem até o dia 16 de setembro. O valor da semana acadêmica é de R$ 70, que pode ser parcelado em duas vezes no boleto da mensalidade para os estudantes, e para o público externo em uma vez no cartão de crédito ou boleto bancário. Para inscrever-se acesse o site da Unochapecó, vá na aba eventos, clique no evento relacionado à Vértice e inscreva-se.

*Estagiaria da Acin Jornalismo sob supervisão de Eliane Taffarel

Vertice