Segurança da Informação é tema de aula inaugural

Texto Willian Alves*

Com objetivo de dar as boas vindas aos estudantes, os cursos de Sistemas da Informação e Ciência da Computação da Unochapecó promoveram uma aula inaugural sobre o tema “Segurança da Informação”. A palestra, realizada na última segunda-feira (20/02), foi ministrada pelo professor Rui Miguel Silva, do Instituto Ipbeja, de Portugal.

Na palestra, Rui falou sobre as principais ferramentas para manter dados e informações pessoais em segurança. No entanto, ressaltou que é muito comum que as pessoas optem pelo não uso desses meios por falta de conhecimento sobre a sua importância. “Atualmente existe uma grande disponibilidade de softwares e aplicativos que tornam os computadores mais seguros, porém ainda é preciso informar melhor a população sobre os possíveis problemas causados pelo não uso dessas tecnologias”.

A segurança da informação refere-se à proteção de um conjunto de informações, preservando o valor que possuem para determinadas pessoas ou organizações. Segundo o  professor, o conceito de segurança da informação está diretamente ligada à segurança da informática. “Manter as informações seguras, não inclui apenas a segurança dos dados/conteúdo, mas também a dos sistemas em si”.

khsvdlgavckhv

Rui Miguel Silva também ministrou aulas na Pós-graduação em Gerência de Redes de Computadores e Segurança da Informação da Unochapecó. Na quinta-feira (23/02), o professor também se reuniu com os reitores da Unochapecó. Durante a conversa foi apresentado o funcionamento do Instituto Ipbeja e conversado sobre a possibilidade de possíveis parcerias com a Unochapecó.

*Estagiário, sob orientação de Greici Audibert.