Seja bem-vindo à Unochapecó, um lugar que inspira

Na próxima segunda-feira, (01), inicia mais um grande semestre na Unochapecó e milhares de estudantes voltarão a dar vida a Universidade. Os calouros terão a grande missão de organizar seu caminho profissional, traçar as metas para o futuro, outros darão continuidade a este sonho que veem construindo através da instituição. Atualmente, 48 cursos de graduação fazem parte da grade curricular da Unochapecó, assim como sete mestrados e um doutorado.

Para a caloura de Direito, Cintya Grucchi da Silva, a expectativa é grande para esta nova fase: “Além de muito aprendizado pelo curso que escolhi, espero conseguir conciliar os horários e afazeres”. Quando perguntada sobre a nova fase, ela concluiu dizendo que acredita ser o melhor e mais importante momento de sua vida, pois será o ponto de partida para começar a pensar sua carreira, e assim desempenha-la com sucesso a trajetória.

A Universidade está em constante transformação. Os espaços, durante este período de recesso acadêmico, foram organizados e estruturados para melhor atender o aluno, que juntamente com seu crescimento acadêmico, ajuda na renovação da instituição, gera e adquire conhecimentos que norteiam a missão da academia, que é de trabalhar no desenvolvimento intelectual de seus docentes e estrutural do cenário regional como um todo.

Para o veterano de Odontologia, André Luiz Pagliari, iniciar um novo semestre é algo sempre muito emocionante “é sempre um misto de emoções, alegria de estar ávido por novos conhecimentos e expectativa para o futuro, que cada dia fica mais solidificado e próximo da formatura” . Já para a veterana Grazieli Rostirolla, uma dica principalmente ao calouro quanto sua atuação na Universidade sempre é interessante “Sugiro que ele aproveite o ambiente acadêmico de uma forma saudável, aproveitando ao máximo os conteúdos ministrados pelos docentes e usufruindo das possibilidades ofertadas pelo curso”. Ela ainda comenta que foco, planejamento e dedicação são ingredientes importantes e necessários para o sucesso nesta etapa acadêmica.

Localize-se na Unochapecó

mapa unochapecó

Para que calouros e veteranos tenham uma boa chegada a Universidade, o corpo docente da Unochapecó, através de sua equipe de gestão, professores e técnicos administrativos, estão divididos em áreas de atuação, o que proporciona uma estrutura mais organizada e de efetiva no aprendizado:

-  Área de Ciências Exatas e Ambientais (ACEA), composta por 15 cursos,que através de pesquisas,buscam incentivar momentos de reflexão acerca da ciência e tecnologia associadas as atividades humanas.

- Área de Ciências da Saúde (ACS), formada por oito cursos de graduação, oferecendo uma estrutura ampla com espaços físicos específicos, abrigando laboratórios e clínicas para uma melhor formação profissional e qualificando, desta forma, seus acadêmicos na teoria e prática dos processos de aprendizagem.

- Área de Ciências Humanas e Jurídicas (ACHJ),constituída de nove cursos, tendo como principal característica os de licenciatura. Outra característica são os campos de estágio que a área disponibiliza, um exemplo disso é o Centro de Atendimento a Comunidade (CAC), que é um programa de extensão com foco nas demandas da comunidade.

- Área de Ciências Sociais Aplicadas (ACSA), formada por nove cursos, sendo dois destes em caráter de Tecnólogo (Jogos Digitais e Produção Audiovisual). Todas as áreas possuem estrutura de laboratório, como por exemplo o de jornalismo, onde o estudante pode aprender na prática como trabalhar com o rádio, TV e fotografia.

Confira os principais espaços da Universidade:

Dicas importantes

Os estudantes que estão interessados em concorrer a uma bolsa de estudo devem ficar atentos às modalidades e exigências para participar do processo de seleção. As bolsas cobrem de 25% a 100% do valor da mensalidade. O primeiro passo para concorrer ao benefício é cumprir com os requisitos de inscrição, conforme editais de seleção disponíveis através do site  www.unochapeco.edu.br/bolsas. Para o segundo semestre deste ano, as inscrições podem ser realizadas a partir de 04 de agosto.

Para os estudantes que ainda não possuem bolsa de estudo, é necessário preencher o formulário eletrônico de solicitação de bolsa no endereço Minha Uno. Além disso, preencher o formulário eletrônico do Uniedu, ambos até o dia 08 de agosto. No mesmo dia, a documentação solicitada nos editais, acompanhado do formulário de inscrição da universidade e cópia do cadastro do Uniedu, devem ser entregues na Central de Soluções (SOL).

Mesmo havendo vários editais e fontes de recurso, o processo de bolsa é unificado. Por isso, o estudante deve realizar apenas uma inscrição e entregar uma única vez a documentação, concorrendo assim a todas as modalidades disponíveis. Os veteranos devem realizar a manutenção da bolsa e um recadastramento no site do Uniedu.

A lista de homologados será divulgada em 24 de agosto. Os estudantes terão seis dias para providenciar os documentos faltantes, que serão submetidos a uma nova avaliação. O resultado final será disponibilizado no dia 12 de setembro. Quanto a seleção dos beneficiados, esta privilegia estudantes com os menores índices de carência, conforme dados socioeconômicos preenchidos no formulário e comprovados pelos documentos. Por isso é importante que o estudante preencha as informações de forma correta e verdadeira.

Volta às aulas
Segundo semestre