Semana Acadêmica de Comunicação e Design abre inscrições

Texto: ACIN Jornalismo

Estão abertas as inscrições para a Vértice - Semana Acadêmica Integrada dos Cursos de Comunicação e Design da Unochapecó. Promovida pelos cursos de DesignDesign de ModaJornalismoProdução Audiovisual e Publicidade e Propaganda, a semana tem como tema  principal 'indústrias criativas'.

O evento ocorre entre os dias 18 a 22 de setembro e é aberto a estudantes, professores e profissionais da comunicação e do design. A abertura oficial será na segunda-feira (18), às 19h no Clube Recreativo Chapecoense (CRC), com o workshow "Soluções Criativas" que será apresentado pelo músico, vocalista e compositor da banda de rock “Nenhum de Nós”, Thedy Corrêa.

A Semana Integrada reúne profissionais reconhecidos nacionalmente nas suas respectivas áreas. As palestras ocorrerão no período noturno. Os estudantes previamente inscritos, terão acesso, na terça-feira, à conferência do jornalista Caco Barcelos, através de uma parceria com a Área de Ciências Humanas e Jurídicas.

Na quinta-feira (21), às 19h, no auditório do bloco R1, será ministrada a palestra "Criatividade, comunicação e indústrias criativas", com o redator e publicitário, Flávio Waiteman. Às 19h30, no plenário do bloco R, a jornalista do Diário Catarinense, Angela Bastos, irá palestrar sobre o tema "Os desafios das grandes reportagens".

No encerramento da Semana Acadêmica na sexta-feira (22), às 19h, a  youtuber Lorelay Fox ministra, no plenário do bloco R, a palestra "Criatividade, influenciadores e marcas".  No mesmo horário, no auditório do bloco R, o jornalista do portal Estadão, Daniel Brahmatt, irá ministrar a palestra "Perspectivas em jornalismo de dados".

Oficinas

O público terá acesso à oficinas de terça a sexta-feira. No período vespertino, os inscritos poderão optar por atividades relacionadas à fotografia publicitária, tipografia, personas de marcas e coleções, Illustrator, sketchbook, criatividade, desenvolvimento de games, tatuagem, narrativas interativas e som direto.

À noite, são oferecidas oficinas de estamparia, direção de arte, elétrica para audiovisual, fibras têxteis, social media, fotografia, redação publicitária, criatividade e música, produção de eventos, criação de conteúdo, direção de filmes publicitários, produção audiovisual e tecnologia têxtil. Na quarta-feira, haverá socialização de trabalhos, projetos e produções dos acadêmicos.

A semana

O coordenador dos cursos de Design e Produção Audiovisual, professor Rodrigo de Oliveira, destaca a importância de promover a integração entre os cursos. “É essencial que os estudantes saiam da zona de conforto e interesse comum, não deixando-se limitar pelo que estuda”, ressalta e complementa, “é a oportunidade para ampliar conhecimentos e interagir com colegas de outras áreas", explica.

Ao abordar indústrias criativas, como tema principal,  a semana potencializa projetos colaborativos e sustentáveis, na opinião do coordenador do curso de Design de Moda, professor Fábio Vieira. Segundo ele, "precisamos ampliar nossos horizontes, nos adequar e utilizar das indústrias criativas, para que tragam benefícios para a sociedade e aproximação do mercado de trabalho".

As inscrições para a Semana Acadêmica Integrada dos Cursos de Comunicação e Design podem ser feitas pelo público interno (estudantes, professores e técnicos administrativos) até o dia 15 de setembro. Já o público externo pode inscrever-se até o dia 13 de setembro. Para participar de todas as atividades da semana, o valor da inscrição é de R$ 80 com possibilidade de parcelamento em até três vezes para o público interno.

Já para os interessados em participar de palestras isoladas, as inscrições podem ser feitas no local da palestra ao valor de R$ 35. O acesso a programação, bem como às inscrições no evento podem ser feitas no site da Unochapecó.