Semana acadêmica de Jornalismo inicia na próxima segunda-feira (05/11)

Profissão

Texto Alana de Bairros*

A F5 (In)formação Atualizada, Semana Acadêmica do curso de Jornalismo da Unochapecó, tem como objetivo ampliar e trocar conhecimentos, além de atualizar os olhares e abordagens que vão além da sala de aula. O evento, que será realizado de 05 a 09 de novembro, permite a integração entre os estudantes e o contato com profissionais da área.

A programação da F5 foi pensada para contemplar diversas áreas de conhecimento. Duas palestras e 11 oficinas integrarão o evento. Nas atividades, as temáticas vão desde comunicação em eventos, produção audiovisual, até jornalismo político. Para os amantes da fotografia, foram preparadas as oficinas de edição e também fotografia de retrato em estúdio. Temas como narração esportiva, comunicação empresarial, produção para mídias digitais e criatividade também serão abordados.

A estudante do 8º período, Larissa Dal Berto, valorizou a importância de todas as Semanas Acadêmicas durante os quatro anos de graduação. “Há a possibilidade de se inscrever e participar das oficinas com temáticas que temos mais afinidade, dessa forma, conseguimos compreender melhor o Jornalismo e suas áreas”, afirma. Ela complementa que o curso sempre busca profissionais qualificados e capacitados, que possuam boas experiências para partilhar com os alunos durante o evento.

Programação

Na segunda-feira (05/11), a palestra de abertura em comemoração aos 20 anos do curso será ministrada pela jornalista e repórter da Revista Época, Juliana Dal Piva, graduada pela UFSC e mestre pelo CPDOC/FGV. A mediação fica por conta da jornalista Juliana Vinhas, no plenário do bloco R.

Seis oficinas integram a noite de terça-feira (06/11). A jornalista Adriane Canan tratará sobre Comunicação e Movimentos Sociais, na sala D 105. Edição de Fotografia será ministrada pelo fotógrafo Eduardo Chagas, no Laboratório MA. Narração Esportiva vai ser abordada pelo jornalista Giovani Martinello, com a colaboração do narrador Cleiton Cesar, no laboratório de Rádio, no bloco F. Os Direitos Humanos e a Relação com a Mídia serão discutidos pelo mestre e professor em Direito, Luiz Henrique Maisonnett, na sala multimídia R 101. O jornalista e sócio da agência THF Marketing & Eventos, Thiago Freitas, vai tratar sobre Comunicação em Eventos, na sala D 107.

Na quarta-feira (07/11), cinco oficinas farão parte da noite. O jornalista Bruno Pace Dori discutirá Jornalismo Político, no laboratório de informática MB. A temática de Fotografia de Retrato em Estúdio será trabalhada pelo fotógrafo Vanderlei de Azevedo, no estúdio de fotografia, no bloco F. A gerente de comunicação da Aurora Alimentos, Isabel Machado, falará sobre Comunicação Empresarial e Responsabilidade Social, na sala D 105. João Pietro Bridi vai abordar O Jogo do Algoritmo: Insights para Mídias Sociais, na sala multimídia R 101. Outra oficina da terceira noite de F5 é Prática de Produção Audiovisual, ministrada pelos egressos de Produção Audiovisual da Unochapecó, Eduardo Menezes e Donnovan Ferreira, no laboratório de TV e Cinema, bloco F.

A Inserção da Mulher do Jornalismo Esportivo é o tema da palestra de quinta-feira (08/11), com a repórter e produtora da Rádio Gaúcha, Renata de Medeiros, formada em Jornalismo pela ESPM Sul. A jornalista Juliana Giongo realizará a mediação, no plenário do bloco R.

A oficina de Storytelling e Criatividade, foi transferida para a sexta-feira (09/11). A atividade ocorre na sala multimídia G2 105, ministrada pelo diretor de criação e arte da agência T12, João Fernando Lucas e encerra o quinto dia de aprendizados aliados à teoria e prática da Semana Acadêmica de Jornalismo 2018.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel
Semana academica