Semana Acadêmica de Jornalismo recebe profissionais de outras regiões do país

Texto Anna Luisa Schuck e Christopher Marin*

Com um olhar diferenciado para um novo Jornalismo, o curso promoveu de, forma remota, a Semana Acadêmica: “Perspectivas do Jornalismo em um mundo de convergência: o que podemos aprender com os novos formatos”. O evento, que ocorreu nos dias 20 a 24 de setembro, contou com rodas de conversas, experiências trazidas por oficineiros e palestrantes, compartilhamento de ideias e também do fazer jornalístico. Alunos e professores integraram o desenvolvimento das oficinas e painéis realizados, contribuindo como monitores e mediadores das mesmas.

O organizador do evento, professor Hygino Vasconcellos, comenta que ocorreu uma troca de ideias interessantes durante a semana, mas principalmente nas oficinas. “Em todas que participei, teve um caráter mais de conversa e bate-papo. Assim, você se sente como estudante, ou professor no meu caso, próximo dessas pessoas apesar da distância”, conta.

Hygino destaca ainda um grande aproveitamento dos alunos durante toda a Semana Acadêmica, e também a oportunidade de criar contatos e relações com os profissionais que se fizeram presentes. “Quando escutamos pessoas de fora falar, abre uma perspectiva e uma nova visão de oportunidades”, salienta.

A coordenadora do curso, professora Angélica Lüersen, ressalta que o evento veio para oportunizar os estudantes a ter essa troca de experiências e contatos com profissionais que fisicamente estão distantes.

“Entendemos que a Semana Acadêmica vem nesse sentido de qualificar através desse contato com profissionais que são experientes e respeitados na área, e fazer também com que os estudantes tivessem essa conversa mais direta com eles. Alguns estudantes e professores que acompanharam as atividades deram retornos positivos, até os próprios oficineiros nos deram retorno”, destaca.

Angélica relata o interesse dos alunos pela programação apresentada. “Tivemos uma boa participação e uma boa interação, os estudantes trouxeram questões importantes e se mostraram presentes no evento”, frisa.

O estudante do 8° período e monitor dos painéis, André Felipe de Lazzari, afirma a possibilidade de ter novas visões através dos profissionais vindos de outras regiões. Ele conta que sentiu algumas diferenças comparado com edições passadas da Semana Acadêmica, já que esta aconteceu de forma remota. “Os relatos foram produtivos, mesmo de forma online. Mas, sem o calor do presencial realmente fica bem diferente o clima e a interação com o convidado, apesar de entender que a maioria destes, provavelmente, não estariam em condições de comparecer presencialmente no momento”, destaca.

O painel de Bastidores da Cobertura de Política contou com  Juliana dal Piva e Dagmara Spautz

André espera que os próximos eventos sejam de forma presencial e que também utilizem uma forma igualitária de estruturação como ocorreu nesta Semana Acadêmica. “Espero que os eventos que estão por vir fiquem próximos dos novos conteúdos da base curricular da graduação. Como exemplos, cito o jornalismo internacional e os conceitos de liderança no jornalismo”, afirma.

Para Claudia Schverz, estudante do 6° período, a Semana Acadêmica foi importante para se conectar com o curso novamente depois de um ano e meio de pandemia. “Com o retorno da Semana Acadêmica, a gente pôde sentir novamente o gostinho de estar juntos adquirindo conhecimento e trocando experiências com profissionais que estão há anos no mercado de trabalho”, conta. A estudante espera que, nos próximos anos, os auditórios estejam cheios de “futuros jornalistas interagindo e socializando como em anos passados”.

A estudante Ana Elissa Roth Bernardo, do 4° período, teve sua primeira experiência com a Semana Acadêmica do curso. Ela relata que as atividades realizadas foram produtivas mesmo que de forma remota. “Foi muito interessante a experiência de ter uma conversa com profissionais na sua área, aprendemos muito somente ouvindo”, conta. Para o próximo ano, a estudante espera ter maior interação com as atividades oferecidas, e que estas ocorram de forma presencial.

*Estagiários da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel

Semana academica