Semana Acadêmica de Medicina realiza atividades diversificadas

Texto Vanessa Marquezzan*

Palestras, minicursos e apresentações se tornam um complemento para o ensino. Uma prova disso foi a Semana Acadêmica de Medicina da Unochapecó, que abordou uma pluralidade de assuntos ligados à área de atuação. O evento foi realizado nos dias 11, 13 e 15 de setembro e reuniu cerca de 130 participantes. Na oportunidade, foram arrecadados 90 kg de ração para cachorro, que serão doados a uma Ong, e 120 kg de alimentos não perecíveis, para entidades carentes.

O presidente do Centro Acadêmico de Medicina da Unochapecó (Camed), Marcos Antonio Picolo, comenta que foram abordados assuntos pertinentes da Medicina e que não são muito tratados em sala de aula. "Foi uma ótima oportunidade de adquirir novos conhecimentos e aprofundar os já existentes".

Entre as atividades desenvolvidas, foram realizados cinco minicursos. Em um deles, por exemplo, foi tratado sobre o tema 'Interpretação clínica do hemograma e aula prática'. A atividade foi ministrada pela professora do curso de Farmácia da Unochapecó, Lilian Bohnen. ''O hemograma é um exame hematológico realizado com sangue, que serve para distinguir vários tipos de doenças'', explica Lilian.

A atividade aconteceu em duas etapas. A primeira, teórica, sobre os dados que compõem o hemograma e como analisá-los. Na segunda parte, os estudantes realizaram a prática, visualizando as lâminas do exame para aprender o que cada informação significa e identificar o resultado. A professora relata que no dia a dia de um hospital é normal o médico ir até o laboratório examinar as lâminas para se certificar do resultado. "Por isso é importante que eles tenham o conhecimento de como é na prática", finaliza.

medicinaNo segundo dia foram ministradas oito palestras com assuntos variados e atuais. Entre elas, foi abordado 'Marketing e gestão em medicina', ministrada pelo administrador Márcio Luiz Lima de Souza. Durante a conversa, Márcio falou de questões relacionadas ao mercado brasileiro e como ter uma estrutura de comunicação. Ele também destacou a importância de estudar o seu público, cuidar da divulgação, da carreira e de aspectos financeiros e jurídicos.

"O marketing médico surgiu para ordenar o mercado, principalmente pela preocupação do Conselho Federal de Medicina (CFM) de que os médicos consigam passar os aspectos da sua especialidade, da forma correta e ética para os seus pacientes", relata Márcio.

Para encerrar a semana, ocorreu as apresentações de 20 trabalhos acadêmicos, de estudantes da área da saúde. De acordo com a acadêmica do 6º período de Medicina, Eduarda Guareschi, a semana traz um novo aprendizado, possibilitando ir além da sala de aula para conhecer coisas novas. "Eu gostei muito de todas as atividades, foi possível ter uma visão das diferentes áreas de atuação. É uma forma de qualificar a minha formação".

*Estagiária, sob a supervisão de Jessica De Marco

Semana academica