Semana Acadêmica promove palestras online e oficinas presenciais

Texto Luana Poletto*

É essencial para a formação, além da teoria aprendida em sala de aula, ter um contato com profissionais da área e atividades práticas que possibilitem uma melhor compreensão sobre os diferentes campos de atuação dentro do curso e do mercado de trabalho. Pensando nisso, de forma a  proporcionar debates e reflexões em suas diversidades e especificidades, o curso de Moda da Unochapecó promoveu sua Semana Acadêmica entre os dias 30 de agosto e 02 de setembro.

De acordo com o coordenador do curso, professor Fabio Daniel Vieira, houve uma boa adesão dos estudantes e do corpo docente no evento. As palestras online foram proveitosas e as oficinas práticas presenciais ocorreram conforme o planejado. “É muito bom ver o movimento do curso retornando de forma presencial nos laboratórios, assim como o engajamento do Centro Acadêmico  (CA), estagiárias da Usina e voluntários. De forma geral os resultados foram muito positivos e gratificantes”, destaca.

A Oficina de Criatividade ocorreu de forma presencial

Fabio conta, também, que os acadêmicos participaram do processo de organização da Semana Acadêmica, pois este é um evento de extensão que agrega para a formação profissional e científica. “A devolutiva dos estudantes foi positiva e com sugestões para que possamos organizar outros eventos. Para ter uma compreensão melhor, faremos uma pesquisa de opinião com todos via formulário e questionário, que será analisado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Colegiado de Curso”, comenta.

A egressa do curso, Deysi Foppa, esteve presente no evento e ministrou a 'Oficina de Modelagem - Swimwear no Mercado Sob Medida', que ocorreu na terça-feira (31/08) e na quinta-feira (02/09), na Usina da Moda. Ela é proprietária do Ateliê Bellis Body desde 2015.

“Pude passar um pouco da minha experiência na prática e minha trajetória no desenvolvimento de uma marca (empreendedorismo) que busca agregar valor e sentido ao produto, sendo de fundamental importância para eles se prepararem para o mercado de trabalho. Incentivar o questionamento e dúvidas sobre o assunto abordado já é plantar uma semente, para que busquem mais conhecimento em campos e detalhes que poderiam passar despercebidos na vivência acadêmica”, destaca.

Deysi conta que voltar a Unochapecó para ministrar a oficina foi muito gratificante. “Momento de relembrar um período de muito aprendizado, de muitas dificuldades e me sentir orgulhosa de tudo que venho construindo, e também de reconhecimento como profissional". Ela também enfatiza a importância da vida acadêmica. "Não se compararem em suas trajetórias, é degrau por degrau. Aproveitem ao máximo as experiências da vida acadêmica, sonhar agora é fundamental, pois os maiores desafios estão por vir. Saibam que só vamos evoluir errando, tudo é prática, planejamento e estudo”.

Para a estudante do 6º período, Thaiana Tartari, participar da Semana Acadêmica foi uma experiência que proporcionou muitos aprendizados. “Eventos como esse auxiliam muito para ver como é a profissão na prática, as pessoas compartilharem com você um conhecimento e como é a experiência delas no mercado de trabalho. É muito gratificante ver como isso é fora da faculdade. As oficinas presenciais foram muito legais, principalmente por esse contato que a gente não tinha há bastante tempo com as pessoas”, destaca.

A Oficina de Joias ocorreu no período da tarde

Marina Santin Nunes, estudante do 6º período, conta que também gostou muito do evento. “As atividades foram maravilhosas. Nas oficinas presenciais a gente pôde ter o contato com diferentes campos e áreas que a Moda estuda, e isso auxilia completamente para a formação, porque todos os alunos conseguem ter uma noção real do que podem trabalhar e alcançar com essas profissões. Eu achei muito bom também poder participar das oficinas presenciais”.

O coordenador do curso ressalta que sempre há a busca para convidar profissionais renomados e egressos do curso atuantes nas diversas áreas da Moda, com experiência e metodologias ativas que contribuam para a formação dos estudantes. “Eventos como esses inspiram nossos estudantes e fomentam o empreendedorismo e a vontade de se especializar nos diversos ramos da Moda”, finaliza.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel

Semana academica