Semana de capacitação para os professores

Texto Jessica De Marco*

Enquanto os estudantes aproveitam os últimos dias de férias, os professores da Unochapecó já estão se preparando para recebê-los. De 5 a 9 de fevereiro, os docentes participam de uma programação especial: o 15º Ciclo de Estudos. São palestras, oficinas e mesas-redondas. O encontro busca discutir os novos processos de ensino e aprendizagem no contexto universitário contemporâneo. A palestra que deu início às atividades aconteceu na noite desta segunda-feira (05/02), no auditório do Lang Palace Hotel. O professor Marcos Villela Pereira, doutor em Educação, abordou os desafios do ensino superior.

Em sua fala, o professor fez um panorama das principais mudanças na educação superior do Brasil. Entre elas, citou a democratização do acesso, a oferta de novas modalidades de ensino e a inclusão de diferentes sujeitos. "Essa diversidade rompe a ideia de que o professor universitário tenha que ser aquele que domine apenas o conhecimento de sua área de trabalho", complementa.

thtrhtrEsse novo cenário demanda do professor uma avaliação constante de sua prática pedagógica em sala de aula. A coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico Institucional (Napi), professora Sandra Mara Sabedot Bordin, afirma que é necessário refletir sobre a docência universitária. "Precisamos nos reinventar, buscar outros caminhos, avançar nas práticas pedagógicas e nas metodologias de ensino".

Apesar de ser um momento dedicado aos estudos, assim como para os alunos, a volta às aulas aos professores também é um reencontro. A pró-reitora de Graduação, professora Silvana Muraro Wildner, caracteriza o evento como um momento de novas possibilidades. "Além de confraternizar, o evento é a oportunidade de conhecer casos de ensino e aprendizagem que deram certo. Que consigamos fazer essa troca de experiências e aprimorar ainda mais o ensino, que é o nosso objetivo".

Além de participarem da programação, durante o evento os professores também poderão debater o projeto pedagógico do curso e planejar as atividades do ano.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Professores unochapeco