Semana de Moda promove contato dos estudantes com o mercado e o empreendedorismo

Com o objetivo de direcionar os acadêmicos a refletir sobre o universo profissional e suas dinâmicas, da criação ao desenvolvimento de produto, o curso de Moda da Unochapecó promoveu a ‘Semana de Moda: Criar, Planejar, Modelar, Confeccionar e Empreender’. O evento, que foi realizado entre os dias 24 e 28 de outubro, reuniu estudantes e docentes para palestras e oficinas práticas com profissionais que se destacam na área.

A Semana de Moda, que recebeu esse nome para representar os principais eventos de moda pelo mundo, celebrou também o aniversário de 17 anos do curso na Unochapecó. Para a coordenadora, professora Rachel Correa de Quadros, a programação da jornada retratou o importante fator social, cultural e mercadológico da área.

“Compreendemos a moda enquanto um setor em expansão de grande relevância social, cultural, ambiental e principalmente econômica em seu âmbito criativo e de geração de renda e emprego em nosso país. Uma vez que valorizamos os profissionais desta área, edificamos e qualificamos cada vez mais o setor. Temos a consciência, carinho e respeito de valorizar as muitas mãos que passaram por essa história, sempre na sinergia de construir um curso forte, de qualidade e relevante para nossa comunidade”, diz.

Rachel também explica que os temas abordados na Semana enriquecem o debate do processo de produção que faz parte da formação acadêmica. "Diversas disciplinas da Moda abordam processos criativos, processos de gestão, de modelagem, produtivos, e ao mesmo tempo é importante transformarmos isso em negócio, que é de onde vem a necessidade de falar sobre e preparar os alunos para empreender", explica a coordenadora.

Agenda

A programação da Semana de Moda teve início na segunda-feira (24) com a palestra ‘Criar Moda: Expectativa e Realidade’, com a designer e modelista da marca Don Georoth, Millena Mussiol Mourgeroth. As noites de terça (25) e quarta-feira (26), foram marcadas pelas oficinas práticas, que oportunizaram o contato direto dos acadêmicos com a produção. Foram elas: ‘Modelar com Molde.Me’, com a CEO e co-founder da Molde.Me, Tyara Nascimento; ‘Planejar custos e orçamentos produtivos de uma confecção’, com a professora Mariélly Laucsen; e ‘Criar surface design e estamparia digital aplicada’, com o professor Rafael Felipe da Silva.

Já a quarta noite da Semana, na quinta-feira (27), levou os acadêmicos para além das fronteiras do campus, com a visita técnica experimental no Ateliê Juliana Marini Costura Fina. No espaço da alta moda, os participantes acompanharam na prática o desenvolvimento de um corset. Para encerrar o evento, na sexta-feira (28), o curso recebeu as empresárias Rutielly e Letícia Dalla Vecchia, proprietárias da marca LeRuty, para abordar o empreendedorismo e o protagonismo feminino na moda. A Semana foi encerrada com uma festa de halloween, tematizada em ‘looks de filmes de terror’.

Impacto

Para a acadêmica Cristiane de Albuquerque, do sexto período, o contato com a moda veio desde os primeiros anos de vida. Seus pais atuam na confecção de uniformes industriais há 16 anos - quando criança, ela não via interesse na indústria, mas já via com paixão a confecção de roupas de boneca. O tempo passou, e a paixão permaneceu. Quando descobriu o curso de graduação em Moda na Uno, os olhos brilharam e veio a certeza. Para Cristiane, eventos como a Semana de Moda impactam de sobremaneira na graduação e trazem mais motivação para a carreira.

“A Semana Acadêmica é essencial para nossa formação e esse ano foi muito especial. Tivemos a oportunidade de receber profissionais incríveis, compartilhando suas histórias, experiências, expectativas e principalmente realidades, pois nem sempre é fácil e sai como o planejado. Todas as palestras foram essenciais e importantes, eram assuntos diferentes então cada palestra agregou muito em nossa jornada. Me identifiquei muito com a palestra da Juliana Marini, estilista. Me identifiquei com a história dela, sonhos e pela paixão por vestidos de festa”, concluiu.

Semana de moda
Semana acadêmica