Semana dos Museus expõe fósseis de até 400 milhões de anos

Texto Jessica De Marco*

Para que a comunidade possa conhecer um pouco mais sobre a história da vida na Terra, a Unochapecó apresenta a exposição 'Nas pistas do passado: a paleontologia e o estudo dos fósseis'. O projeto faz parte da programação da 15ª Semana de Museus, que acontece anualmente em todo o país. A visitação ocorre gratuitamente até o dia 30 de maio, no Museu de Ciências Naturais, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 18h. O espaço também estará aberto à noite para visitas nos dias 19 e 25 de maio, das 18h às 21h45.

A programação acontece todos os anos na Universidade em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. Segundo a bióloga Tania Muneron, o objetivo dessa edição é promover a ciência paleontológica da região, além de trabalhar a educação ambiental e desenvolver a promoção do conhecimento científico. A exposição ainda segue os objetivos propostos pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que é promover o fortalecimento da relação entre museu e sociedade.

Evento sDurante as visitas, o público poderá visualizar exemplares de fósseis de períodos geológicos como Jurássico, Permiano, Triássico e Pleistoceno. Alguns muito antigos, de até aproximadamente 400 milhões de anos. "A exposição sensibiliza a perceber que a vida escreve o seu livro e deixa vestígios importantes para poder estudar e conhecer as realidades distintas que ocorreram. Além disso, também podemos visualizar fósseis próximos a nossa região e conhecer estas espécies, suas funções e seus comportamentos, nos instigando a viver essa busca por conhecimento", acrescenta a bióloga.

O material exposto é resultado da parceria com o Centro Paleontológico da Universidade do Contestado (Cenpáleo), que visa o intercâmbio de seus acervos paleontológicos. Após o término da exposição na Unochapecó, o público poderá visitá-la até o mês de agosto no Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom).

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Semana de museus