Semana Integrada traz a experiência de empreendedores para a Universidade

Mercado

A Unochapecó, por meio dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Relações Internacionais e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração (PPGCA), realiza de 20 a 24 de setembro, a Semana Integrada de Gestão e Negócios 2021. O evento acontece no formato on-line, com transmissão pelo YouTube da Escola de Gestão e Negócios.

Este é o primeiro evento da Escola, que integra todos os cursos e visa fortalecer as relações e as experiências entre eles. “O objetivo durante essa semana é propiciar aos nossos estudantes experiências no âmbito dos processos de gestão, para que eles possam se apropriar de novos conhecimentos na área do empresariado. Eles vão acompanhar cases de sucesso de empreendedores da nossa região, tanto a nível de Brasil, quanto internacional", explica a coordenadora do evento e do curso de Administração, professora Gilseli Aparecida Molozzi.

A professora destaca, ainda, que a Semana Integrada também quer difundir o processo de produção científica e acadêmica dos cursos. "Os estudantes vão poder vincular a experiência do dia a dia com a sala de aula e também aprender sobre quais habilidades e competências são necessárias para cada profissão,  o que é uma exigência do mercado nos dias de hoje". A programação completa, você confere ao final desta matéria.

Programa Vida Empresarial

Além do evento, a programação contempla o Programa Vida Empresarial, realizado em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), que acontece na terça-feira (21/09), às 19h30. Neste ano, a iniciativa se renova, trazendo a trajetória de cinco empresários que participarão do painel 'Travessia, superação e inovação. Foram convidados os últimos cinco Empresários do Ano: Clóvis Afonso Spohr, Flávio Pasquali, Gilson Vivian, Josias Antônio Mascarello e Neloir Tozzo. Eles relatarão suas experiências duranteesse período de pandemia e a inovação que brotou desses tempos desafiadores.  A mediação será da jornalista e economista do Grupo NSC, Estela Benetti.

Em razão da pandemia, essa edição será realizada em formato híbrido: um pequeno público se reunirá no Salão Nobre da Unochapecó, enquanto um público mais amplo acompanhará on-line, pelo canal do YouTube da ACIC. De acordo com o presidente da ACIC, Nelson Eiji Akimoto, e o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, a iniciativa tem se mostrado uma fonte de inspiração para futuros empreendedores que, ao ouvirem histórias de sucesso, sentem-se motivados a buscar o crescimento e a ascensão profissional e empreendedora.

A ACIC e a Unochapecó preparam a edição de um livro com o registro de todos os empresários participantes do Programa Vida Empresarial, com o intuito de eternizar esses relatos como relevantes contribuições à história recente de Chapecó. Essa obra será lançada em novembro, na solenidade presencial de eleição do Empresário do Ano 2021.

Programação Semana Integrada de Gestão e Negócios

20/09 - 19h | Abertura do evento

Palestra: Desafios Culturais e de Gestão em Negócios - Organização Empresarial em termos de pandemia

Convidado: Luiz Alcubierre

Corporate Affairs Brasil e Pacífico na Kellogg Company

21/09 - 19h30

Programa Vida Empresarial

22/09 - 19h

Palestra: Negócios Brasil X China

Convidada: Claussia Naumann da Cunha - Professora dos cursos de Administração, Comércio Exterior e Logística na FTEC.

23/09 - 19h

Palestra: Ciclos de vida

Convidado: Thiago Godoy - @papaifinanceiro | TEDx Speaker

24/09 - 19h