Seminário aborda o uso de plantas medicinais e práticas integrativas

Texto Ícaro Colella*

Na última semana, a Unochapecó foi parceira na realização do Seminário Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável, organizado pela Epagri, que aconteceu no município de Planalto Alegre e teve uma participação significativa da comunidade. O evento, que abriu o debate para tratar do uso de plantas medicinais e o conhecimento popular para cura, reuniu cerca de 200 participantes e integrou 16 municípios da região. As atividades visam o desenvolvimento regional e reforçam o compromisso da Universidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Unochapecó, ao integrar a realização do Seminário, mobilizou cerca de 12 participantes entre docentes, técnicos e bolsistas vinculados à Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP). Além de professores e mestrandos do Programa de Pós-graduação stricto sensu (PPG) em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais, participaram também os docentes dos Programas de Ciências da Saúde e Ciências Ambientais.

Segundo a professora do PPG em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Universidade, Rosana Maria Badalotti, os objetivos do Seminário foram contemplados, pois os temas tratados são relevantes para o desenvolvimento regional, na medida em que possibilitaram o diálogo interdisciplinar entre saberes e práticas relacionadas ao uso de plantas medicinais e produção de alimentos saudáveis.

Rosana ressalta que os debates contribuíram para dialogar sobre práticas alternativas de saúde, que servem para valorizar conhecimentos e práticas produzidas localmente, que são ecologicamente sustentáveis. "O evento possibilitou trocas de experiências, matérias primas e produtos que possuem um potencial de inclusão social e econômica do campesinato e agricultura familiar da região. As pessoas puderam conhecer mercados alternativos que envolvem as plantas medicinais e aromáticas, fitoterápicos e produção agroecológica", completa.

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Kreutz

Regional