Seminário de Energias Renováveis recebe mais de 1,3 mil inscritos

Texto Jessica De Marco*

Pelo bem do planeta e das futuras gerações, precisamos pensar, mais do que nunca, em formas alternativas de produção e consumo de energia. Durante dois dias, esse foi o foco do Seminário Internacional de Energias Renováveis. O evento, realizado nos dias 17 e 18 de abril pela Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis (FCTER), teve mais de 1,3 mil inscritos no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes.

Segundo o professor da Unochapecó e integrante da comissão organizadora do evento, Fabrício Dupont, os objetivos do Seminário foram todos alcançados. "Os debates demonstraram o interesse do público pelo tema, e também fortaleceram a troca de experiências", acrescenta.

O Seminário ainda proporcionou momentos diferenciados e pioneiros. Entre eles, um coffee break solidário, organizado em conjunto com o Programa Viver, de Chapecó. Os participantes foram incentivados a deixar uma contribuição espontânea ao programa, que forneceu a alimentação durante os intervalos do evento.

Palestrantes do Brasil e do exterior integraram a programação do Seminário. Com a parceria da Unochapecó, esteve presente o professor Moisés Carlos Tanca Villanueva, da Universidade Nacional de San Agustín de Arequipa (Unsa), Peru. Ele apresentou o tema 'Panorama e Comparativos dos Regulamentos no Peru, Brasil, Estados Unidos e Países da União Européia'.

Programação na Unochapecó

Além dessas atividades, o professor da Universidade Nacional de San Agustín de Arequipa participou de uma reunião com a Reitoria da Unochapecó. Na oportunidade, eles discutiram a possibilidade de um convênio entre ambas as instituições. O objetivo é a realização de pesquisas conjuntas e o intercâmbio de alunos e professores.

Moisés também ministrou uma palestra para os estudantes do curso de Engenharia Elétrica da Unochapecó. Ele abordou o tema eletrônica de potência, uma das áreas mais promissoras dentro da Engenharia Elétrica. A temática trata sobre os equipamentos que vão fazer a conversão da energia que vem dos painéis solares, turbinas eólicas ou outras fontes, e entregar para a rede elétrica. Mais do que isso, todo e qualquer caso que necessitar alguma conversão entre tipos de energia, haverá o envolvimento direto da eletrônica de potência.

sgsgdfg

sfsdfss

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Seminario internacional em energias renovaveis