Minha Uno
Menu Busca

Vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó mediou palestra no evento

Geral

Promover, por meio do diálogo, o debate e a proposição de políticas de formação docente para a integração regional no Mercosul. Esse foi o objetivo do “Seminário Nacional: Caminhos da Formação Docente no Mercosul”, realizado nos dias 3 e 4 de abril, em Brasília. O evento foi organizado pelo Programa de Apoio ao Setor Educativo do Mercosul (Pasem), Ministério da Educação e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Participaram das atividades representantes e gestores dos programas de formação docente.

foto

O seminário teve como representantes da Unochapecó a vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Maria Aparecida Lucca Caovilla, e a professora Teresa Machado da Silva Dill. A dirigente da instituição participou como mediadora de uma mesa-redonda, com o tema “Sistemas de formação docente no Mercosul", proferida pela doutora Andrea Alliaud. Foi evidenciada a necessidade de valorização da formação contínua dos professores, sendo demonstrado com experiências práticas de planos de estudos de formação docente inicial e oferta de formação continuada no Mercosul.

De acordo com a professora Maria Aparecida, a compatibilização de interesses oferece melhoramentos e articulações na formação do professor, reforçando o papel central que a educação ocupa nos processos de integração da região do Mercosul, visando uma política de integração docente mais inclusiva.

Sobre o programa

O Pasem é um projeto que se constitui como atividade do Setor Educacional do Mercosul (SEM), que é realizado conjuntamente com a União Europeia, através de processos de cooperação. Dessa forma, contribui com a consolidação da cidadania regional e com a melhora da qualidade da educação na Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai e nos países beneficiários do programa. No Pasem são desenvolvidas ações que contribuem para a melhora da formação inicial e para o desenvolvimento profissional dos docentes na região.

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image