Evento é organizado pelo curso de Licenciatura em Educação Especial

Geral

O IV Seminário de Educação Inclusiva e I Seminário de Estágio Deficiência Visual e Deficiência Auditiva.

As atividades iniciaram na tarde de sexta-feira, 28 de junho, no salão de atos da Unochapecó. Cerca de 220 pessoas entre estudantes, professores e comunidade participaram das atividades. Na ocasião foram realizadas oficinas que proporcionaram espaços para estudos, discussões, debates, questionamentos e reflexões teóricas, visando o aperfeiçoamento e qualificação dos participantes.

Para o vice-reitor de Administração da Unochapecó Antonio Zanin, as discussões são importantes, uma vez que a sociedade deve se adequar as formas de inclusão para pessoas com necessidades especiais. "São ações que a universidade desenvolve visando capacitar as pessoas, para que essas consigam atender aqueles que possuem necessidades especiais”, ressalta Zanin.

foto

Segundo a professora Aline Lazarotto, a atividade busca aproximar a universidade, as escolas e comunidade em geral, que fazem parte dos estágios desenvolvidos pelos alunos do curso de Educação Especial da Unochapecó. “Os estudantes trazem elementos para que nós aguçarmos ainda mais a discussão frente aos desafios da educação.” Para a pedagoga da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Chapecó Magda Barella, o seminário proporciona mais um momento para aprendizado e atualização. “Nós ficamos atualizados sobre o que está acontecendo na nossa área e sempre melhorando a nossa prática pedagógica”, explica Magda.

A programação seguiu até sábado, 29 de junho, pela parte da manhã no salão de atos da Unochapecó. No período, estudantes do curso de Educação Especial apresentaram relatos de experiências em deficiência visual e auditiva.

foto