Sessão de negócios oferece oportunidades aos empreendedores

Mercado

Texto Jessica De Marco*

Estabelecer novos contatos comerciais e profissionais é sempre importante, especialmente com o mercado cada vez mais competitivo. Compreendendo essa necessidade, o Sebrae/SC, em parceria com a Unochapecó e a Acic Chapecó, promove uma sessão de negócios para que empresas dos diferentes segmentos possam apresentar seus empreendimentos e prospectar novos clientes e fornecedores. A segunda edição do evento dentro da Universidade aconteceu na noite desta segunda-feira (24/04), através do curso de Administração. O encontro reuniu representantes de 20 empresas.

A oportunidade de conhecer e estabelecer essas relações com potenciais parceiros de negócios chamou a atenção de Everton Bernardo Soletti, que trabalha na parte comercial da empresa Certa Corretora de Seguros, de Chapecó. Ele participa de atividades como essa com frequência e considera fundamental para o ramo em que atua. "Na sessão de negócios eu consigo captar clientes de forma mais fácil, já que apresento os serviços que oferecemos de forma rápida a um grande número de pessoas".

Conhecer empresas e os segmentos do mercado também é importante para os estudantes do curso de Administração, que contribuem como mediadores da atividade. Andrei Mariani, do sétimo período, participa do encontro desde a primeira edição e comenta que a sessão de negócios abre portas futuras. "Aqui conseguimos uma aproximação maior com o mercado, além de adquirir grande conhecimento".

Novos contatos

A metodologia usada no encontro permite que todas as empresas de diferentes segmentos se conheçam e conversem. Conforme explica Silmar Heck, consultor do Sebrae, a iniciativa tem como objetivo fazer com que as empresas de Chapecó saibam quais são as demandas disponíveis na região e, com isso, comecem a gerar negócios entre elas, ao invés de buscarem produtos fora.

AdmEle explica ainda que a sessão acontece em diversas mesas simultâneas, cada uma composta por alguns representantes de empresas e um mediador para coordenar a atividade. Cada empresa tem um tempo pré-determinado para fazer uma objetiva apresentação dos seus produtos ou serviços e distribuir cartões e materiais promocionais. Silmar também destaca que a parceria entre o Sebrae e a Unochapecó contribui para o sucesso do evento.

"A parceria entre Sebrae e Uno é de longa data e tem dado muito certo. O Sebrae tem excelentes metodologias para promover esse tipo de evento e a Unochapecó uma grande capacidade de mobilização junto às empresas e aos acadêmicos. Quando nos juntamos, certamente temos bons eventos de negócios", destaca.

Segundo a coordenadora do curso de Administração da Unochapecó, professora Cleunice Zanella, a ideia é que o evento seja realizado na Universidade pelo menos uma vez por semestre, para fomentar essa rede de relacionamentos dentro da Instituição. "Nosso objetivo primordial é possibilitar o desenvolvimento do nosso estudante e mostrar pra sociedade que o curso está disposto a promover atividades mais práticas de relacionamento com a comunidade".

Angela Ferronatto, executiva de contas da Acic, também destaca a parceria com a Universidade, que visa fortalecer os laços do meio acadêmico e empresarial. "O objetivo de ações como a sessão de negócios é o desenvolvimento e o crescimento das empresas. Outro fator relevante desta parceria é o crescimento da economia local", finaliza.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo - NPC - Unochapecó
Sessão de negócios