Webmail
Menu Busca

Sete cursos da Unochapecó são avaliados pelo MEC no primeiro semestre

Educação

Texto Jessica De Marco*


No primeiro semestre de 2018, a Unochapecó recebeu avaliadores indicados pelo Ministério da Educação (MEC) para a renovação de reconhecimento de sete cursos de graduação. E mais uma vez a Universidade demonstrou porque é referência em ensino superior na região. Dos cursos avaliados, todos atingiram o conceito 4, em uma escala que varia de 1 a 5. Ou seja, todos atendem os critérios de qualidade para o seu funcionamento.

Os cursos que conquistaram o conceito 4 na avaliação foram: Engenharia de ProduçãoEngenharia ElétricaEngenharia de AlimentosCiências da ReligiãoFisioterapiaJornalismo e Odontologia. Além dos sete, os demais cursos da Instituição passarão por esse processo de reconhecimento ou renovação de reconhecimento. O motivo é o processo de migração da Unochapecó do Sistema Estadual para o Sistema Federal de Ensino. A mudança era uma condição para aderir ao Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Educação Superior (Proies). O Proeis busca reestruturar a saúde financeira das mantenedoras das instituições de ensino superior e garantir a qualidade acadêmica.

Segundo a procuradora educacional da Unochapecó, Alcione Ziliotto, as visitas avaliativas do MEC são importantes para demonstrar a qualidade de ensino, infraestrutura física e de pessoal que a Instituição oferece aos seus estudantes. Ela destaca que um dos principais diferenciais da Unochapecó é a sua infraestrutura, que na maioria das avaliações dos cursos recebeu o conceito 5, ou seja, nota máxima. "O que mais chama atenção dos avaliadores é a infraestrutura, seja os espaços utilizados por cada curso, a organização do site, a biblioteca e os espaços de convivência".

 

Como funciona a avaliação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o órgão que conduz todo o sistema de avaliação de cursos superiores no país. Os instrumentos que subsidiam a produção de indicadores de qualidade e os processos de avaliação de cursos são: Censo Superior, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e avaliações in loco realizadas pelas comissões.

A avaliação presencial é realizada por dois avaliadores, cadastrados no Banco Nacional de Avaliadores (BASis). O processo de visita ao curso é orientado por um documento próprio, 'Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância', e avalia três dimensões: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura.

 

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Reconhecimento
MEC
Avaliacao cursos

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus