Simpósio aborda áreas de atuação do farmacêutico

Saúde

Com o objetivo de promover um espaço de aprendizagem, reflexão e discussão de assuntos relacionados a profissão, o curso de Farmácia da Unochapecó realizou mais uma edição do Simpósio Regional de Ciências Farmacêuticas. O evento, que ocorreu entre os dias 21 e 23 de setembro no Salão de Atos da Universidade, reuniu estudantes, professores e profissionais que debateram sobre as diversas áreas de atuação do farmacêutico.

O evento proporcionou o intercâmbio de experiências entre profissionais e acadêmicos e possibilitou solidificar estratégias de pesquisa, desenvolvimento e formas de cooperação interinstitucionais valorizando a profissão do farmacêutico. A coordenadora do curso de Farmácia, professora Dórys Cordenunzzi explica que o mercado farmacêutico passa por um momento de ascensão, registrando um crescimento de cerca de 12% ao ano desde 2012. “Esse crescimento oferece oportunidades a farmácias, indústrias de medicamentos, laboratórios de análises clínicas, toxicológicas e hospitais, além de outros serviços prestados pelo setor público”, completa.

Simpósio

A coordenadora explica, também, que o simpósio foi pensado de maneira em que os acadêmicos e profissionais conheçam todas as áreas de atuação do farmacêutico. Com abordagens práticas, atuais e até mesmo o ponto de vista pessoal, os profissionais forneceram conhecimento e informação para os acadêmicos.

Atividades do Simpósio

Na tarde da quarta-feira (21/09), os participantes ouviram o professor Reginaldo Pereira, que palestrou sobre “Nanotecnologia na indústria alimentar”. Durante a noite, os “Desafios e rumos da profissão farmacêutica” foram o tema do professor Paulo Roberto Boff, do Conselho Federal de Farmácia. Na quinta-feira à tarde (22/09), a professora Siomara Hahn, mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), falou sobre as “Perspectivas do farmacêutico na área hospitalar”. Na mesma tarde, o professor Paulo Roberto Merísio, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), abordou a “Atualização de casos clínicos em hematologia”. Também ocorreu um minicurso sobre “Leucemias – Aspectos clínicos e laboratoriais” e apresentação de trabalhos.

651651652130

No último dia, os estudantes conheceram um pouco mais sobre “Toxicologia forense”, com professora Rachel Bulcão, da Polícia Científica do Estado do Paraná. Segundo Rachel, a Toxicologia forense é uma ciência que busca identificar e qualificar os efeitos prejudiciais associados a produtos tóxicos.

Simposio
Farmácia