Simpósio Regional de Farmácia oportuniza troca de conhecimento sobre a área

Texto Ana Paula Dornelles*

Promover um espaço de aprendizagem, reflexão e discussão de assuntos relacionados à área de atuação e oportunizar que acadêmicos exponham seus trabalhos científicos. Essa foi a proposta do 5º Simpósio Regional de Ciências Farmacêuticas, realizado pelo curso de Farmácia da Unochapecó. O evento aconteceu de 23 a 25 de e foi aberto ao público. Ao todo, foram 125 inscritos e 13 trabalhos apresentados.

De acordo com a organizadora do Simpósio e professora do curso de Farmácia, Lilian Bohnen, o evento é importante pois possibilita que estudantes e profissionais vivenciem um aprendizado além da sala de aula. "Atualiza os mesmos em assuntos atuais e estimula a pesquisa e a relação entre os profissionais e acadêmicos", complementa.

Durante os três dias de programação, aconteceram minicursos, palestras, apresentações e premiação de trabalhos. Para iniciar o evento, no dia 23, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de dois minicursos. O primeiro intitulado 'Manipulação de filtros solares', com o professor Nemesio Carlos da Silva. O segundo, ministrado pela profissional Franciele Téo, com a temática 'Auriculoterapia'. À noite, aconteceu a abertura oficial do Simpósio, com a palestra sobre 'Inovações na graduação frente à economia 4,0', com o farmacêutico Paulo Boff, membro conselheiro do Conselho Regional de Farmácia (CRF). No mesmo dia, teve também a palestra 'Atribuições do farmacêutico', com a profissional Hortência Müller Tierling.

Na quarta-feira (24/10), a primeira atração do dia foi a palestra 'Mestrado e Doutorado no exterior", com o professor Felipe Corbellini. Em seguida, a professora Liz Girardi Müller palestrou sobre 'Novas opções terapêuticas em Cardiologia'. Às 17h foi a vez dos estudantes apresentarem seus trabalhos. O dia encerrou com a palestra sobre 'Urocultura: processo do início ao fim e multirresistência bacteriana', com a farmacêutica Kamila Catapan.

No último dia (25/10), a primeira temática apresentada foi 'Sífilis: diagnóstico clínico e laboratorial',  com a farmacêutica Adriani Veit, e em seguida a palestra com a farmacêutica Franciele Téo sobre estética e acupuntura. Na parte da noite, Daniela Zanini falou sobre 'Oficial farmacêutico: ingresso e ações do profissional na carreira militar'. O evento encerrou com a premiação dos três melhores trabalhos científicos. Em primeiro lugar, as acadêmicas Jaqueline Arisi e Karine Da Cruz. Em segundo, Gabriel Ghettino e em terceiro Monica Zanatta.

Para a professora, os três dias de evento foram muito proveitosos, com envolvimento de estudantes, professores e profissionais. "As palestras foram de extrema relevância, com temas atuais e promissores para a profissão. Estamos felizes pela participação de todos, pensando e organizando o próximo simpósio, de 2019, na comemoração dos 20 anos do curso de Farmácia", finaliza.

*Estagiária, sob supervisão de Jessica De Marco
Simposio