Soluções de problemas marcam aula inaugural de Ciências Econômicas

Texto Laura Fiori*

Estimular a cultura do empreendedorismo e da inovação. Mostrar para os futuros economistas que eles não precisam ser necessariamente empregados, mas que podem ter suas próprias empresas, e ainda, solucionar problemas da população. Esse foi o objetivo da aula integrada do curso de Ciências Econômicas da Unochapecó, que ocorreu no dia 01/12.

Segundo a coordenadora do curso de Ciências Econômicas, a professora Bruna Furlanetto, a aula integrada serviu como um fechamento para a semana acadêmica da semana anterior, a Empreendeconomia.

O curso, em parceria com a  Incubadora Tecnológica da Unochapecó (Inctech), realizou um startup day em que os estudantes puderam levantar problemas sem uma temática específica. Os estudantes puderam escolher quais dos problemas selecionados eles gostariam de resolver.

Após um dia de pesquisas e validações de ideias, os estudantes apresentaram suas sugestões para uma banca, que nomeou três grupos vencedores. O primeiro lugar foi destinado ao projeto Click, uma financeira totalmente online, por aplicativo, em que a população tem a possibilidade de tomar recurso emprestado, depositar dinheiro e, caso pague o crédito em dia, ter o retorno dos juros.

Para o estudante do sexto período do curso de Ciências Econômicas, Valsir Machado da Silva Junior, o maior problema enfrentado hoje no mercado de crédito é a inadimplência e por isso, surgiu a ideia de um sistema em que as pessoas recebem uma bonificação caso paguem as parcelas de empréstimo corretamente.

Segundo ele, iniciativas como essa contribuem para a formação dos estudantes do curso. "O projeto que o curso desenvolveu ajuda a gente a tirar da teoria e colocar na prática o que aprendemos, ajuda a desenvolver a nossa criatividade" afirma.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob a supervisão de Eliane Taffarel
Inovacao