StartMais já está na fase de criação das soluções inovadoras

Inovação

Texto Jessica De Marco*

Depois de passar pela fase de inscrição e formação dos grupos, o StartMais-Mudanças de Atitudes com Ideias Sustentáveis chega a sua etapa mais esperada: a Jornada da Inovação. É nela que os jovens do ensino médio mergulham de fato na área da inovação para solucionar um problema real. Ao todo, são mais de 80 equipes participando, formadas por estudantes e professores de 20 municípios da região, com a colaboração de cerca de 60 mentores da Unochapecó e da comunidade. Dentro da Jornada, eles vivenciam agora a parte da prototipação, que é justamente a hora de colocar a cabeça para pensar nas soluções inovadoras do problema proposto. É neste momento que as ideias vão ganhar forma.

Até o dia 07 de setembro, os grupos irão desenvolver os protótipos baseados no problema elencado, que é 'transformar resíduos em oportunidades'. Segundo uma das integrantes da comissão organizadora do StartMais, a coordenadora da Incubadora Tecnológica da Unochapecó (Inctech), professora Franciele Pastre, essa é a hora de definir o que os estudantes vão fazer, ou seja, quais os projetos, funcionalidades, características e como a ideia se aplica na prática.

“Nesse momento, vão ter que prototipar-lo, seja por meio de uma figura, maquete ou imagem. É agora que vão pensar na execução dos projetos, a solução em si. Poderia dizer que é a melhor fase, a de buscar a resolução do problema”, completa.

Mas antes de chegar a este momento, eles mergulharam no mundo da inovação. Primeiro, os participantes conheceram o que é o Design Thinking e sua metodologia de aplicação, além de entenderem melhor como irá funcionar o desafio e dividir as tarefas a serem executadas. Na segunda etapa ocorreu o processo de imersão. Nela, os times aprenderam e aplicaram as ferramentas de exploração das ideias. Na fase três aconteceu a cocriação, que é a criação, junto com os membros do time e seus mentores, de uma forma mais inovadora, a fim de solucionar esse desafio. Agora acontece a fase da prototipação, até, enfim, chegar a quinta e última etapa, que é o pitch. Trata-se da apresentação da ideia para uma banca de jurados, em um curto tempo. Após avaliados, serão homologados os 10 times finalistas que disputarão o evento final, concorrendo a premiações e homenagens.

Jovens na inovação

O StartMais é um programa voltado para jovens do ensino médio, lançado este ano pela Unochapecó. O objetivo é que eles tenham, cada vez mais cedo, a compreensão da importância que tem o processo de formação pela inovação e empreendedorismo. O projeto inclui atividades isoladas e em grupo, capacitações online, lives e uma Jornada de Inovação online, que está acontecendo agora.

O objetivo desta Jornada é que os estudantes, organizados em equipes de três a cinco participantes (incluindo professores), possam entregar soluções inovadoras para um desafio específico voltado para questões contemporâneas.

Durante todo o processo, esses alunos contam com a experiência de voluntários e mentores que os auxiliam durante o desenvolvimento do desafio. A grande novidade é que é um processo intenso, onde os eles vão aprender a abordagem do Design Thinking na prática, através da resolução de um problema real, e sem sair de casa. “O grande objetivo deste evento, além de promover o desenvolvimento do potencial empreendedor, será de fornecer ferramentas adequadas ao desenvolvimento de pensamentos e atitudes inovadoras e sustentáveis, por meio de uma metodologia criativa, onde os jovens colocarão a mão na massa e realizarão, na prática, os desafios e rotina do mundo do empreendedorismo”, finaliza a professora.

*Jornalista - Assessoria de Imprensa Unochapecó

Startmais