Startup Weekend premia ideias inovadoras para o agronegócio

Inovação

*Texto Carol Bonamigo Assessoria | Startup Weekend Agro Chapecó

Solucionar problemas do agronegócio, melhorar a produtividade, oferecer sustentabilidade ambiental, econômica e qualidade de vida no campo. Estes eram os objetivos dos participantes da terceira edição do Startup Weekend Chapecó, uma rede global de líderes e empreendedores que tem como missão inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades, em um evento de imersão em apoio à cultura empreendedora.

“Sem dúvidas, o agronegócio é o ponto principal da nossa região. Estamos em constante evolução, e o essa matriz econômica é muito diversificada, com uma quantidade enorme de produtos de exportação que movimenta bilhões de dólares mensalmente. Santa Catarina é o maior produtor de carne suína. O SW Agro veio pensar como melhorar a vida do produtor, da indústria e, consequentemente, do produto”, destacou o consultor do SW Agro Chapecó, Vincenzo Mastrogiacomo, presidente da Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), mantenedora da Unochapecó.

A equipe Uai Frui ficou em segundo lugar

Mais de 20 ideias foram apresentadas e 12 escolhidas para serem desenvolvidas ao longo do fim de semana. Os participantes montaram seus times multidisciplinares e trabalharam intensamente para apresentar um modelo de negócio inovador e sustentável à equipe de jurados. “Todas foram soluções práticas e aplicáveis ao agronegócio. É fundamental, pois nossa região vive disso. A premiação é para aqueles que se destacaram mais. Mas o foco do SW Agro é o processo de criação, pois, ao sair daqui, todo o conhecimento adquirido irá potencializar a aplicação no dia a dia. A partir de hoje, com certeza, ter uma ideia não terá mais o mesmo significado. A riqueza maior é a fomentação de tudo isso para a comunidade envolvida”, afirmou a jurada Ana Marcia Debiasi Duarte, Gerente Administrativa da Unoesc Campus Chapecó.

O vencedor do SW Agro Chapecó foi a startup SkEyes, formada por Lucas Ferronato (desenvolvedor), Graciela Pelegrini (engenheira mecânica), Thiago Soffiatti Souza (empresário) e Marcelo Capeletto (analista de sistemas). A ideia principal foi desenvolver um software de geração de mapas de calor para plantações. “Hoje já existe esse serviço, mas é muito caro, utilizado pelo dono da fazenda que está trabalhando com uma agricultura de precisão. A nossa jogada foi abstrair um serviço existente e entender uma outra área que está sedenta por essa ferramenta, agregando valor, como as cooperativas”, explicou Lucas. “Quando fomos para a rua, validar a ideia, verificamos que o problema existente não era exatamente o que pensávamos, então adequamos o nosso modelo de negócio. Em apenas 54 horas conseguimos fazer uma validação muito eficiente do nosso mercado. Tivemos altos e baixos, mas agora estamos na euforia de ter ganhado o primeiro lugar”, completou Graciela. As demais equipes premiadas foram Uai Fruit com o segundo lugar e a Plante Certo, com o terceiro.

A startup Plante Certo ficou em terceiro lugar

Sobre o evento

O Startup Weekend é conhecido por sua imersão na área trabalhada, pelas experiências adquiridas e ideias que tornam startups grandes empreendimentos. Mais de 8 mil startups foram criadas nos eventos realizados em cerca de 150 países.

O SW Agro Chapecó aconteceu entre os dias 13 e 15 de abril, na Fasul Eventos. Para o líder da equipe organizadora, Wilian Suzin, os objetivos foram alcançados com sucesso. “As ideias foram trazidas e trabalhadas da melhor maneira possível. Os mentores estiveram presentes, ajudando o tempo todas as equipes. E tudo isso foi construído para que chegasse ao final e pudéssemos proporcionar um fim de semana de empreendedorismo na prática e mostrar o quão eficazes as pessoas podem ser quando se juntam em equipes qualificadas e multidisciplinares”, enalteceu Suzin.

Startup weekend
Inovacao