Minha Uno
Menu Busca

Técnico do Ceom tem projeto aprovado no Edital de Linguagens de Chapecó

Cultura

A segunda etapa do projeto 'Memória Impressa: preservação e difusão dos jornais históricos de Chapecó' foi aprovada no Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas do município. O projeto, proposto pelo documentalista do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom), Ademir Miguel Salini, visa preservar e democratizar parte do Patrimônio Documental do Centro, por meio da conservação, restauração e digitalização do acervo de Jornais Históricos que se encontra sob guarda do Ceom.

Para Ademir, o projeto possibilitará intervenções técnicas nos jornais publicados entre 1960 e 1970, que estão em processo de degradação. Ao criar condições de preservação, busca garantir que as informações registradas nestas fontes cheguem às gerações futuras. As ações finais do projeto serão socializadas em forma de palestra e oficina de forma gratuita a toda a comunidade, no intuito de promover o debate sobre a importância da preservação das fontes históricas no nosso município.

O trabalho técnico de restauro acontecerá no Laboratório de Conservação do Ceom, e contará com o auxílio da historiadora Eliane Carla Bacega, sob a supervisão do documentalista e proponente do projeto. A classificação geral dos projetos aconteceu ainda no dia 28 de fevereiro, mas o resultado final foi divulgado somente no dia 11 de maio.

 

*Com informações do Ceom

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Memoria impressa
Jornais historicos
Edital de linguagens
Ceom

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image