Tecnologia integra a semana acadêmica de Design e Jogos Digitais

A semana acadêmica dos cursos de Design Visual e Jogos Digitais contou com quatro dias de palestras, oficinas, demonstrações e workshops. Além de conteúdos sobre ilustração, infografia e stencil, os estudantes puderam conhecer histórias de profissionais de sucesso, além de uma demonstração de realidade virtual.

A tecnologia que tem como objetivo recriar ao máximo a sensação de realidade num ambiente virtual ainda é muito nova, porém muito promissora. De acordo com o game designer Orlando Fonseca Junior, a realidade virtual possui potencialidades para se tornarem a próxima grande plataforma, como foi o cinema, a televisão e o recente smartphone. “As novidades que envolvem a realidade virtual podem afetar literalmente todas as áreas de conhecimento”, afirma.

Orlando e outros sócios, entre eles o game designer Gustavo Foletto,formam a Imgnation Studios, uma das três empresas especializadas em realidade virtual no país. A empresa iniciou em 2007, na Incubadora Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e passou a trabalhar exclusivamente com jogos em realidade virtual a partir de 2014.

vive

“Nós temos interesse em disseminar essa tecnologia através de palestras e demonstrações. Assim, nós nos aproximamos do público e conseguimos observar os benefícios que a realidade virtual traz em diversas áreas”. Os dois estiveram presentes na Semana Acadêmica, contando suas experiências no desenvolvimento de jogos para os estudantes.

Para o coordenador dos cursos de Design e Jogos Digitais e organizador da Semana Acadêmica, Rodrigo Oliveira, eventos como esse criam oportunidades para os estudantes conhecerem novas áreas de atuação e estabelecerem contatos com o mercado de trabalho. “É o momento de conhecer pessoas, fortalecer novos conhecimentos e perspectivas. A graduação é a oportunidade para ter contato, esclarecer dúvidas e experimentar novos campos”.

Realidade virtual
Jogos Digitais