Todas as atenções se voltam para a Unochapecó

Texto Andressa Pomagerski*

Mais de 1,2 mil atletas vão se reunir na Unochapecó durante a 61ª edição dos Jogos Universitários Catarinense (Jucs). O evento acontece entre os dias 24 e 29 de julho, e é promovido pela Federação Catarinense de Desporto Universitário (FCDU). Na edição de 2017, a competição conta com 15 modalidades e reúne universidades públicas, comunitárias e particulares filiadas à Federação. Os primeiros colocados na fase estadual se classificam para os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), que acontece de 18 a 29 de outubro, em Goiânia (GO).

A cada ano uma cidade e universidade diferentes recebem os jogos e essa é a segunda vez que a Unochapecó sedia as competições. A primeira foi em 2009. Segundo o coordenador do Núcleo de Desporto Universitário (NDU) e professor do curso de Educação Física da Unochapecó, Cristiano Padilha, é o maior evento esportivo universitário de Santa Catarina e um momento para demonstrar apoio e incentivar o desenvolvimento do esporte na região de Chapecó. “A Unochapecó já recebeu o prêmio de melhor Instituição de Ensino Superior no Estado pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário. Estamos nos organizando ainda mais do que em 2009 para receber outras instituições e continuar desenvolvendo o esporte em todos os níveis.”

Para dar os últimos retoques e tornar o evento memorável, no dia 30 de junho, a Unochapecó recebe o congresso técnico do Jucs, que deve reunir cerca de 20 representantes das universidades participantes. O evento tem a finalidade de sortear os grupos para as partidas; data, horário e local de cada competição; confirmar os atletas e as instituições participantes; locais para alimentação e logística de transporte.

voleiParticipação dos atletas

Espera-se que mais de 100 atletas da Unochapecó participem dos Jogos, o que representa cerca de 25 equipes inscritas em quase todas as modalidades. De acordo com Cristiano, a Unochapecó é a Universidade que mais apoia as modalidades, tanto com bolsas quanto com participação de atletas. "Hoje é referência no esporte quando se fala em Jucs”, acrescenta.

Atualmente, a Instituição apoia cerca de 135 atletas com bolsas de estudo. Entre esses esportistas, está a acadêmica do quinto período do curso de Educação Física, Talia Costa. A estudante iniciou no vôlei aos sete anos e, conforme os anos passaram, foi subindo de categoria. Hoje, participa da equipe adulta e foi convocada para a Seleção Brasileira Feminina Sub-23. “A Unochapecó nos oferece bolsa integral e com isso conseguimos estudar e jogar. Estamos trabalhando forte para novamente conquistar o Jucs, e esperamos trazer esse ouro para representar a universidade nos Jubs”, conta a atleta.

tabela

Como vai funcionar

O objetivo da Unochapecó é apresentar o esporte universitário de alta qualidade para toda comunidade, melhorar a classificação da Instituição nas modalidades disputadas e recepcionar todos os envolvidos nos jogos da melhor maneira possível. Para isso, uma série de medidas foram tomadas.

A Universidade vem trabalhando desde o ano passado para organizar todas as estruturas de alojamentos e torná-las gratuitas. Parcerias foram firmadas com os poderes públicos municipal e estadual para viabilizar essa proposta. Os convênios se estendem também para a disputa de algumas modalidades. Por conta da estrutura necessária, competições acontecem em outros espaços da cidade ou do estado, como é o caso do atletismo e a natação, que ocorrem em  Florianópolis e Blumenau, respectivamente. Toda a logística dos Jucs é pensada e organizada pela Unochapecó. Até mesmo os locais para alimentação são mapeados, para buscar os mais acessíveis e apresentar opções diferenciadas aos estudantes das universidades.

A programação dos jogos será divulgada pela Federação após o congresso técnico. Como a competição acontece no período das férias, essa é uma grande alternativa de lazer para toda a família e uma ótima oportunidade de prestigiar e incentivar o esporte local. A entrada para os jogos é gratuita.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert
Jucs