Trabalho de egresso de engenharia é premiado em congresso Latino-Americano

*Texto Gabriel Kreutz

A Universidade é um mundo cheio de possibilidades, que vão muito além da sala de aula. São projetos de extensão, pesquisa, estágios, monitorias, enfim, muitas opções para quem quer realizar uma formação completa. A participação de André Vivian Farias no projeto Fórmula Uno, foi o que motivou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Engenharia Mecânica, que, por sua vez, teve o reconhecimento como um dos melhores trabalhos apresentados no XLI Congresso Ibero-Latino-Americano de Métodos Computacionais em Engenharia (Cilamce 2020), concorrendo com mais de 45 produções de instituições renomadas.

Apresentação online do trabalho no evento

Para a pesquisa, ele identificou a necessidade do desenvolvimento de um procedimento eficiente que auxiliasse o projeto conceitual do sistema de suspensão, tendo por objetivo a performance do veículo de Fórmula SAE (Society of Automotive Engineers) nas provas específicas da competição. “Como resultado, foi desenvolvido um procedimento computacional (algoritmo) capaz de avaliar diversos posicionamentos dos pontos geométricos da suspensão e convergir para uma solução que, baseada na literatura estudada, otimize o desempenho dinâmico do veículo e ainda atenda às restrições geométricas decorrentes dos componentes existentes no conjunto. O processo rodando em um computador comum é capaz de obter um resultado em pouquíssimo tempo e os valores obtidos servem de base para o projeto final do sistema de suspensão”, explica André.

O estudo, intitulado ‘A computational optimization procedure aiding the design of vehicular suspension systems’, foi orientado pelo professor Thiago André Carniel, que também teve contato com conceitos de otimização computacional durante sua formação acadêmica. “Com certeza esta premiação é um importante indicador sobre a qualidade acadêmica e científica do curso de Engenharia Mecânica da Unochapecó. Este prêmio também reflete a preocupação dos docentes do curso em moldar um perfil não somente profissional, mas também científico aos estudantes”, destaca.

Prêmio Agustín Ferrante

A Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC) concede uma premiação, chamada de Prêmio Agustín Ferrante, aos três artigos de maior relevância científica apresentados no minissimpósio Research Beginners do Cilamce.

“O Congresso possui grande relevância na área, e esta premiação oferece um importante feedback, apontando que as linhas de pesquisa que vêm sendo desenvolvidas no curso Engenharia Mecânica, à nível de graduação, são de fato relevantes aos olhos da comunidade científica. Além disso, este prêmio acaba disseminando e reforçando a qualidade da nossa instituição a nível nacional e internacional”, explica o professor Thiago.

Esta foi a primeira vez que André participou de um evento científico, e apesar de não imaginar que poderia ser um dos premiados, foi uma comprovação de quanto o esforço e a dedicação em projetos dentro da Universidade valem a pena. Os programas estudantis promovidos pela SAE são ótimas oportunidades aos estudantes de engenharia para vivenciar na prática os conceitos teóricos, tornando-se um importante diferencial para sua formação. Na Unochapecó, além do Fórmula Uno, mais dois programas SAE são desenvolvidos, o Desbrava Cross (SAE Baja) e Aero Uno (SAE AeroDesign). Apesar de serem desenvolvidos por Engenharia Mecânica, qualquer acadêmico de engenharia ou cursos afins pode participar.

*Jornalista - Diretoria de Marketing e Gestão de Marca Unochapecó

trabalho