Trabalho do curso de Odontologia recebe menção honrosa em evento

Texto Jessica De Marco*

Resumir um trabalho de 41 páginas em apenas um banner já é um grande desafio. Imagine apresentá-lo em até cinco minutos, diante de uma banca de avaliadores, no evento mais importante em pesquisa odontológica no país, e ainda ficar entre os premiados recebendo uma menção honrosa. Parece um sonho distante, mas o acadêmico da Unochapecó, Mauricio Gugel, conseguiu. O estudante do 8º período do curso de Odontologia recebeu a premiação durante a 35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), que aconteceu em Campinas (SP), de 01 a 04 de setembro.

O evento é considerado um dos maiores da área na América Latina e reúne anualmente cerca de quatro mil participantes, com representantes de todos os estados brasileiros. Participam alunos de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores, e esses participantes se caracterizam por serem os atuais formadores de opinião no Brasil.

rterte

O trabalho apresentado por Mauricio na ocasião é intitulado 'Percepção dos técnicos em prótese dentária em relação ao planejamento de prótese parcial removível no município de Chapecó – Santa Catarina'. O mesmo foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pelos egressos Felipe Kosczinski e Tarlei Renk, com apoio voluntário de Mauricio e orientação do professor Bruno Seemann Vieira. "Eles fizeram um questionário para avaliar se as próteses dentárias são confeccionadas ou não dentro de parâmetros embasados na literatura científica. Atingimos um resultado que era esperado, mas com poucas evidências até então", explica Bruno.

O desafio de apresentar a pesquisa ficou sob responsabilidade de Maurício. Além do professor Bruno, o estudante contou com a ajuda das professoras Suzeli Dias e Elena Riet Correa Rivero (Universidade Federal de Santa Catarina) para a elaboração do banner "Em cinco minutos conseguir passar de forma clara tudo aquilo que o trabalho transmite depende de um conjunto de fatores. Começou com uma ideia de pesquisa, que contou com o trabalho de dois acadêmicos, depois com a mobilização e ajuda de duas professoras da UFSC, e culminou com a disposição e dedicação do Mauricio, que desenvolveu esse banner e fez uma boa apresentação", acrescenta o professor.

Mauricio afirma que nunca passou por essa experiência. Para ele, a conquista é também o reconhecimento do seu perfil enquanto acadêmico. "Ter o trabalho premiado nesse evento é o auge da minha carreira acadêmica. Dizem que o auge é pegar o canudo, mas acho que Deus me deu esse presente muito antes. Só posso agradecer aos meus orientadores e aos acadêmicos Felipe e Tarlei, que disponibilizaram esse trabalho para eu representar não somente a Unochapecó, mas também eles", fala Mauricio.

A Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica é considerada uma das maiores sociedades científicas em pesquisa odontológica do hemisfério sul e representa a divisão brasileira da International Association for Dental Research (IADR).

Sobre o trabalho

O correto planejamento para confecção de próteses dentárias parciais removíveis é determinante para o sucesso das mesmas. Um conjunto de análises devem ser realizadas durante o processo de planejamento das próteses, que são de responsabilidade dos cirurgiões-dentistas. No entanto, são muitas vezes negligenciados ou mal executados.etrt

Para se confeccionar este tipo de prótese dentária, o dentista deve encaminhar aos técnicos modelos das arcadas de seus pacientes, solicitando que confeccionem estruturas metálicas. Estas estruturas requerem um cuidadoso planejamento biomecânico para funcionarem bem.

O objetivo do trabalho foi avaliar a percepção dos técnicos em prótese dentária do município de Chapecó quanto ao planejamento executado pelos cirurgiões-dentistas para a confecção dessas próteses, assim como, a qualidade da comunicação entre as partes envolvidas nesse processo.

Para desenvolver a pesquisa, os estudantes aplicaram um questionário aos responsáveis pelas confecções dessas próteses, a fim de conhecer sua percepção sobre a qualidade dos procedimentos inerentes à sua correta confecção.

Os resultados mostraram que de acordo com a percepção dos técnicos, a maioria dos cirurgiões-dentistas não fazem o planejamento das próteses conforme é recomendada pela literatura científica. Além disso, não possuem uma boa comunicação ao encaminhar os serviços, o que pode comprometer o resultado final do trabalho protético, como também propiciar possíveis danos às estruturas do sistema estomatognático do paciente.

Mauricio conta que, de acordo com os avaliadores, o seu banner mostra uma realidade que provavelmente não é só de Chapecó, mas de todo o país e talvez do mundo, por isso sugeriram ampliar a pesquisa. “O trabalho é contundente ao expor uma problemática no processo de confecção de próteses dentárias e faz levantar questionamentos com o intuito de buscar soluções para isso”, finaliza o professor.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Sbpqo