Trabalho em equipe, engajamento e liderança marcam o DAC ADM

Autoras Eliane Taffarel e Laura Fiori*

Um bom profissional não é apenas o que se dá melhor nas disciplinas e trabalhos acadêmicos. Mas sim, aquele que além da teoria e prática aproveita a vivência com a universidade, com os colegas. Entre as vivências proporcionadas aos estudantes pelo curso de Administração da Unochapecó está o componente curricular Desenvolvimento de Atividade Comportamental (DAC). As atividades dessa disciplina visam integrar os estudantes e contribuir para o desenvolvimento de habilidades interpessoais, especialmente o trabalho em equipe, liderança e gestão de conflitos.

De acordo com o professor James Antonio Antonini, o DAC é mais que uma viagem, mas uma disciplina que possui cinco encontros em sala de aula. Ele explica que a programação da viagem começa sempre nas quintas-feiras à noite, quando os estudantes se deslocam até Nova Petrópolis (RS). Após a chegada, na sexta-feira de manhã, começa o treinamento por meio da educação experiencial e ao final, trabalha-se com feedback, fazendo reflexão sobre os resultados alcançados.

O professor salienta que durante toda a sexta-feira e o sábado, as atividades desenvolvidas visam aplicar na prática as teorias vistas em sala de aula. "Essa prática ocorre através da experiência adquirida nas atividades aplicadas ao ar livre", afirma.

Durante a viagem, os estudantes ainda realizaram um passeio turístico na Serra Gaúcha, em Gramado e Canela, buscando ampliar o conhecimento cultural. Para a coordenadora e professora do curso de Administração, Cleunice Zanella, a atividade é uma das que mais orgulham o curso. "É um grande diferencial que proporcionamos aos nossos estudantes. A mudança no comportamento e desenvolvimento dos participantes é nítida. Eles são submetidos ao processo de 'imersão' e focam na realização de tarefas e atividades experienciais as quais têm como foco desenvolvê-los, torná-los melhores pessoas e profissionais. É nisso que acreditamos e por isso ofertamos essa atividade no curso", ressalta.

Para a estudante do curso de Administração, Josiane da Silva, a vivência do DAC é única e proporciona momentos não só para formação acadêmica mas também, para a vida profissional. "São muitos sentimentos. Conseguimos entender os profissionais e colocar em prática o que eles nos ensinaram de maneira correta. O DAC é, sem dúvidas, uma matéria que transforma as pessoas", conclui.

O DAC

O Desenvolvimento de Atividade Comportamental (DAC) é um componente de dois créditos, obrigatório para todos os estudantes e ofertado no 2° período do curso de Administração. No passado, a viagem era um projeto de extensão, disponibilizado para os interessados. Contudo, desde 2014 o DAC passou a integrar a matriz curricular do curso, pois os resultados indicaram que a atividade deveria ser ofertada à todos, de forma obrigatória, pois a mesma transforma a vida dos estudantes, contribuindo muito para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.

A coordenadora Cleunice Zanella destaca que o DAC se integra com todos os demais componentes curriculares de forma direta ou indireta. "Na medida em que os estudantes compreendem a importância do trabalho em equipe, do engajamento, da gestão de conflitos e da liderança, conseguem desenvolver melhor e mais facilmente as demais habilidades necessárias ao profissional Administrador", finaliza.

Os estudantes do terceiro período de Administração participaram da viagem  entre os dias 22 e 24/11. Já o segundo período partiu para Petrópolis nesta quinta-feira (06/12), onde participam das atividades do DAC.

*Jornalista e estagiária da Acin Jornalismo da Unochapecó
Administracao