Minha Uno
Menu Busca

Tudo novo, de novo

Histórias

Texto Jessica De Marco*

 

Nesse Dia dos Pais (09/08), escolhemos uma história bem especial para ilustrar essa matéria. A história é do Marco Antonio Kemerich, popularmente conhecido dentro da Unochapecó como “Marquinhos”. Ele é motorista na Instituição há 26 anos. Quando entrou na Universidade, já tinha dois filhos. Depois de um tempo, veio o terceiro, hoje com 18 anos. Todos homens. Agora, aos 51 anos de idade, e já avô de quatro netos, chegará ao mundo a Valentina, fruto de um novo relacionamento. A menina tão sonhada por ele, pela esposa e por toda a família está à caminho. A nova integrante nasce na próxima semana, mais precisamente na quarta-feira (12/08). Ou seja, para Marco será tudo novo, de novo!

Apesar de ser pai novamente tanto tempo depois do nascimento do último filho, a maior novidade para Marco fica por conta mesmo da vinda da menininha. Além dos três filhos homens, Maurício, Marco Antonio Júnior e Vinicius, a atual esposa também já é mãe de outros dois homens. Por isso, ao descobrirem a gravidez, a expectativa era grande para saber o sexo do bebê. 

Filhos Mauricio e Marco Antonio Júnior

“Desde o início eu queria muito que fosse uma menina, mas se fosse guri, é claro que ia ser amado da mesma forma. Mas eu confesso que queria saber como é a sensação de cuidar de uma menina”, relata.

São quase 30 anos de diferença entre o filho mais velho e a mais nova. Além disso, muitas coisas mudaram desde que ele se tornou pai pela primeira vez. O mundo passou a ser cada vez mais tecnológico e informativo, o que vem modificando a criação das novas gerações. Independente disso, Marco garante que irá repassar à Valentina os mesmos princípios que passou para os filhos, os quais ele se orgulha. Fala com brilho nos olhos e boca cheia sobre as pessoas que criou. “Nenhum deles se envolveu em coisas graves, todos têm o seu trabalho, os mais velhos já possuem os filhos deles. Somos unidos, falamos eu te amo”, acrescenta. 

A relação dele com os filhos traduz bem o significado da paternidade, que é estar presente e ser exemplo. O Marquinhos brincalhão, da Unochapecó, procura ter uma postura um pouco diferente muitas vezes com os filhos, porque deseja que eles sigam sempre um caminho de honestidade, sucesso e felicidade. “Não que eu não brinque com eles, é claro que sim, mas com filho temos que ter as vezes uma postura mais firme, de chegar, sentar, conversar, falar olhando nos olhos coisas que você precisa dizer porque é pai. Pra passar exemplo e ensinamentos. É uma responsabilidade grande”. 

Marquinhos e o filho Vinicius

Vinicius, até então o filho mais novo, confirma o sentimento da família. Ele traduz como maravilhoso o fato de ter Marco como pai. Pessoa ótima, batalhador e de um coração gigante, são algumas das características usadas por ele para descrever o pai.

“Ele conquista todos com sua gentileza, bondade e suas brincadeiras. É o melhor pai do mundo, isso eu posso dizer com toda a certeza. Sempre nos apoiou, nunca deixou nos faltar nada. É difícil alguém não gostar dele. E ter uma irmã vindo é mágico, que venha com muita saúde, pois nós vamos dar todo o amor e carinho para ela”. 

Nesse Dia dos Pais, o desejo é encontrarmos, cada vez mais, muitos Marquinhos por aí. Que todo pai assuma realmente essa função, sendo companheiro e presente na vida familiar. E não importa se é pai de sangue ou de coração, se é um avô ou um tio pai, por exemplo. O que importa é justamente passar amor, segurança e referência. Que todos os pais da Unochapecó, sejam eles estudantes, técnicos ou docentes, sintam-se parabenizados. E ao Marquinhos, em especial, que tenha ainda mais alegrias com a chegada da Valentina.

 

*Jornalista - Assessoria de Imprensa Unochapecó

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Universidade
Pai
Dia dos pais

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image