Turmas de Design desenvolvem jogos de tabuleiro em práticas realizadas nas ABEx

Presente em todos os cursos da Unochapecó, a ABEx, Aprendizagem Baseada em Experiências, tem como grande objetivo proporcionar aos alunos um contato com a futura profissão, mesmo que no princípio da graduação, por meio de atividades práticas junto à comunidade.

Orientados pelo coordenador Walter Strobel Neto e os professores Hilário Junior dos Santos e Bruno Nicolau da Silva, os alunos do quarto período do curso de Design foram desafiados a desenvolverem jogos de tabuleiro sobre a Rainha Leona, personagem elaborada pelas irmãs Cássia e Marina Cavalli, da startup Reino Bambini. Conforme o coordenador, o principal propósito do trabalho, realizado na disciplina ‘ABEx IV: Projetos Interdisciplinares’, era atentar-se à questão da construção do ser-humano junto ao público infanto-juvenil.

A disciplina de ABEx IV é dividida nas três ênfases do curso, sendo games, visual e produto. O primeiro grupo coordenou o jogo de tabuleiro em si, suas regras, mecânicas e parte estrutural; o segundo grupo pensou nas cartas e ilustrações; enquanto a última divisão cuidou dos objetos tridimensionais, como as peças e embalagens.

“Nesse sentido a gente conseguiu fazer com que os próprios alunos trabalhassem em equipe, independente de sua ênfase. O pessoal de visual e de produto poderia dar prosseguimento ao projeto somente a partir do momento em que os alunos de games fizessem a entrega deles. Isso foi muito bacana porque nós, professores, como gestores do projeto como um todo, tínhamos uma grande planilha e um cronograma com as etapas em que cada equipe iria estar atuando dentro do projeto”, afirmou Walter.

Depois de prontos, todos os jogos de tabuleiro foram utilizados somente para fins acadêmicos. No fim do semestre, os projetos finalizados foram apresentados para Cássia e Marina. Cada equipe montou seu jogo e depois receberam feedbacks individuais das idealizadoras da personagem sobre o trabalho realizado.

“A parceria foi muito legal e as meninas deram um retorno muito positivo. O que mais foi comentado entre nós, professores, foi que eles perceberam que além de toda a questão de conhecimento técnico, do desenvolvimento, da prática, das metodologias utilizadas e do projeto de design, tudo se resumiu em comunicação”, avaliou o coordenador.

Ana Paula Gonçalves, acadêmica da ênfase de produto do curso de Design, afirmou que sempre curtiu jogos de tabuleiro, mas que nunca passou pela sua cabeça desenvolver um. “Foi com certeza uma experiência muito enriquecedora, tive uma ótima vivência de trabalho em equipe e do funcionamento de diferentes setores dentro do desenvolvimento do mesmo produto. Aprendi e me diverti muito fazendo. Tivemos um bom auxílio de todos os professores desde o início do projeto”, diz Ana.

Já Amanda Guindani Hunttmann, acadêmica da ênfase de visual, relatou que nunca havia jogado jogos de tabuleiro, porém a dinâmica adotada pela disciplina de ABEx fez com que se interessasse pelo assunto. “Não esperava ter uma experiência dessas no curso. Como eu sou da área de design visual, a primeira ideia de conteúdo é a parte mais publicitária, mas com esse trabalho eu percebi que vai bem além disso. Eu achei interessante porque consegui entender mais sobre a área de games e sobre o trabalho dos game designers”, concluiu.

* Texto: João Vítor Heemann, estagiário de Jornalismo, sob orientação da jornalista Leticia Sechini.

design
Aprendizagem baseada em experiências