Turmas de duas especializações de São Lourenço do Oeste conhecem o campus da Uno

Texto Ana Vertuoso*

'Nossas aprendizagens ocorrem não apenas em sala de aula, mas também pelas vivências'. A fala do professor Elcio Cecchetti em uma aula para os estudantes da Pós-Graduação lato sensu em Inovação na Educação, da unidade da Unochapecó em São Lourenço do Oeste, foi o pontapé inicial para a realização de uma atividade diferenciada. A fim de conhecer melhor a Universidade que escolheram, a turma, juntamente com os estudantes de Pós- Graduação lato sensu em Fundamentos e Organização Curricular realizaram uma visita ao campus da Uno em Chapecó no último sábado (19/10).

Os funcionários da Uno explicaram as ações realizadas no campus

A visita, realizada no último dia de aula do professor, incluiu em atividades vivenciais que permitiram aos profissionais conhecer algumas das atividades elaboradas aqui. "Sem dúvidas foi um sábado diferenciado, destinado para conhecer o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom/Unochapecó), a Livraria Universitária, a Biblioteca Prof.ª Oneida Belusso, o Museu de Ciências Naturais, o Viveiro Florestal e a Clínica Escola de Odontologia", explica a coordenadora das especializações, professora Neli Bastezini Kronbauer.

Cada espaço da Uno tem suas particularidades, suas riquezas culturais e científicas. E de acordo com a professora, os envolvidos em manter tudo funcionando tornaram a visita ainda mais especial. "Em todos os espaços, a recepção foi muito boa e os funcionários preocuparam-se em demonstrar as atividades desenvolvidas, sejam elas voltadas ao ensino, pesquisa ou extensão".

Ao todo, 36 profissionais participaram da visita e tiveram a chance de agregar experiências, conhecimentos profissionais e de mundo. Apesar da visita não incluir todos os espaços da Uno, devido ao tamanho da Instituição, Neli avalia que a atividade irá mobilizar relações e sentimentos por muito tempo. "Foi um momento de grandes aprendizagens. Todos os locais visitados desenvolvem atividades de extensão e são representativas para toda a região", completa.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Kreutz

Visita