Minha Uno
Menu Busca

Um filme feito para se ver uma única vez

Cultura

Um filme que mistura teatro, música, literatura e poesia para contar a história da banda Ojo. Assim pode ser definido o projeto de uma produção repleta de fragmentos narrativos. A obra foi escrita e dirigida pelo professor do curso de Produção Audiovisual da Unochapecó, Roberto Panarotto. O lançamento será pelo Unocultural, neste domingo (19/03), com exibição única, às 18h, no Teatro do Sesc Chapecó. Ou seja, será a primeira e última vez que o filme será apresentado.

"Foi montado pra ser exibido nesse espaço e somente uma vez. Se for exibir novamente, terei que fazer uma remontagem com outra ideia, talvez com outras cenas. E isso não vai acontecer. Não consigo ver o filme como um filme fechado. São milhares de fragmentos que não se fecham em si. E portanto será encarado dessa forma", argumenta Panarotto.

O longa, produzido em Chapecó em 2015 e 2016, conta a história de uma banda que durou apenas um verão. São três atos narrativos, que se configuram em uma construção de multilinguagens. O primeiro aconteceu na internet, quando o grupo foi lançado através de posts no Facebook. Já o segundo se estende ao teatro do Sesc, com o lançamento oficial do filme e apresentação da banda. No terceiro ato, que acontece após a exibição da produção, o público receberá uma história em quadrinhos, finalizando o espetáculo.

A ideia inicial era criar narrativas individuais, baseadas nas vivências diárias dos atores. Por essa razão, Panarotto explica que a maior dificuldade na produção foi encontrar bons personagens. A solução foi então trabalhar com pessoas que levam uma vida normal, mas que pode ser transformada em uma ficção. “Tenho essa ideia de que as pessoas são mais legais do que os personagens fictícios. Utilizamos uma técnica de documentário, na qual entrevistamos os personagens e transformamos suas vidas em pequenas narrativas individuais”.

A entrada no evento é gratuita, mas é necessário retirar os ingressos uma hora antes do início no Sesc.

sabsha

COMPARTILHE
TAGS
Produçao audiovisual
Filme ojo
Cinema

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image