Um fim de semana de aprendizado e cuidado com os animais

Texto Tuanny de Paula*

No último fim de semana, mais de 240 animais de estimação fizeram um passeio pela Unochapecó. Com os seus donos, os caninos e felinos participaram de uma ação entre a ONG Amparo Animal e o curso de Medicina Veterinária da Universidade. A parceria oportunizou aos estudantes aprenderem na prática o que é ensinado na sala de aula, ajudando no controle populacional dos animais através de castrações.

Para a colaboração acontecer, o espaço onde foram realizados os procedimentos recebeu as adequações necessárias e obteve a aprovação da vigilância sanitária da Prefeitura de Chapecó. Segundo a coordenadora do curso, professora Luciana Faccio, a ONG procurou a Unochapecó para realizar esta atividade devido à infraestrutura e a oportunidade de os estudantes ajudarem como voluntários. Assim, os animais adotados através da instituição protetora tiveram a ajuda de 25 acadêmicos, além de dois professores, dois técnicos de laboratório da Universidade, dois médicos veterinários, dois auxiliares e outros voluntários da ONG.jujuu

Durante os dois dias, os animais foram previamente cadastrados e encaminhados por ordem de registro para uma sala chamada ‘pré-operatório’, onde os estudantes do curso realizaram a remoção dos pelos no local da cirurgia e a medicação pré-anestésica. Após isso, os animais foram encaminhados para a sala de cirurgia e para a sala de recuperação. Para a estudante do 6° período, Marcela Ziliotto Sant’Ana, as horas de voluntariado contribuíram para o aprendizado e experiência para a futura profissão.

A professora Luciana ainda comenta que a ação ajuda os alunos a entenderem a realidade dos animais resgatados de rua. Durante a graduação, é estudado o impacto do controle populacional das espécies domésticas, no bem-estar e na disseminação de doenças. “Foi muito gratificante ver os alunos trabalhando em equipe, com cooperativismo, companheirismo, autonomia e responsabilidade social”.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert.
Medicina veterinaria
Animais